Notícias

Governo inaugura novo Copom de Campinas (SP) e cria tropa de elite.

campinas policia governo - Sindicamp

Um novo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) da região de Campinas (SP) foi inaugurado neste sábado (4/1). Na ocasião, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também assinou decreto que cria um batalhão especial e entregou 51 viaturas para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo dos municípios de Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.
“São três ações efetivas para melhorar a segurança da população da região”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. “A nova central de atendimento do 190 tem equipamentos modernos e policiais treinados para ajudar a população.” O Governo investiu R$ 9,5 milhões no novo prédio.
Mais de 3,8 milhões de pessoas serão beneficiadas com a nova central. “Os policiais que trabalham no novo prédio vão poder atender a 38 municípios do interior de São Paulo”, disse Alckmin.
Haverá 135 policiais para receber e despachar as ligações, sem o risco de as linhas congestionarem. Antes da regionalização, as chamadas ao 190 eram atendidas por um único policial, em cada turno, nas próprias Companhias da PM.
“As novas instalações do Copom possibilitam o avanço da regionalização da central, que está em sua segunda fase de expansão”, disse. Por meio desse processo, as ligações feitas à PM pelos moradores da região de Campinas estão sendo automaticamente direcionadas à nova central.
Tropa de elite
Ainda durante o evento de inauguração, o governador assinou decreto que cria o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que reúne as companhias de Força Tática de Campinas, Valinhos, Paulínia, Indaiatuba e Vinhedo. Para combater o crime de maneira mais ostensiva na região, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
“Na Capital, temos separados a Cavalaria, o Canil, a Rota [Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar], o batalhão de grandes eventos e a Rocam [Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas]. Em Campinas, os policiais serão treinados para todas as funções do Choque e reunidos num único batalhão”, explicou o governador.
“Vão atuar no novo batalhão 413 policiais militares”, informou o secretário. Todos passam por cursos e estágios para aprimorarem suas qualificações.
Viaturas
Também houve a entrega de 51 novas viaturas durante a solenidade. Os carros serão destinados ao 8º, 35º e 47º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). Eles receberão 17, 10 e 12 viaturas, respectivamente. No total, o Governo do Estado investiu R$ 1.861.600 na compra dos veículos.
Fonte: Transporta Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up