Notícias

Governo estuda criação de “Bolsa-Caminhoneiro” para compensar altas do diesel

O Governo Federal está estudando uma série de medidas para reduzir os impactos dos aumentos dos combustíveis e melhorar a rentabilidade do setor de transportes no país. Um dos pontos estudados é a criação de um programa de pagamento aos caminhoneiros para compensar os aumentos do diesel.

Na ideia, a quilometragem e o consumo de diesel seriam calculados, e quando o preço do diesel subir, os caminhoneiros receberão do governo uma restituição do valor equivalente ao Pis-Cofins, hoje em R$ 0,35 por litro de diesel.

Essa seria uma saída mais barata para o governo do que zerar totalmente os tributos para toda a população, incluindo quem tem veículos a diesel que não são usados no transporte de cargas.

A criação desse programa já foi cogitada durante o governo de Michel Temer, após a greve ocorrida em maio de 2018.

Apesar de haver apoio para criação do programa no primeiro escalão do governo, o Ministério da Economia se mostra contrário à medida, para evitar a criação de novos fundos.

Além disso, o governo estuda mudanças na regra de pesagens de caminhões e em um programa de compra de caminhões antigos pelo governo, para reduzir a frota circulante. Não há data prevista para apresentação oficial dessas medidas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Compartilhe: