Governo desenvolve projeto para organizar fluxo de caminhões em grandes portos.

A Secretaria dos Portos está desenvolvendo, com recursos do governo federal, as AALPs (Áreas de Apoio Logístico Portuário). O projeto consiste em uma série de ações que visam garantir ágil fluxo de caminhões nos arredores de unidades portuárias. 16 portos do País deverão ser contemplados, ainda sem previsão de implantação.

A ideia principal da AALP é organizar o fluxo de cargas destinadas ou provenientes do porto promovendo a racionalização dos acessos portuários, diminuindo o impacto que o escoamento causa na mobilidade da cidade e no próprio porto.

A AALP consiste em soluções como pátios de estacionamento de caminhões, armazenagem, e ainda serviços como bancos, hotéis, lanchonetes etc. o novo procedimento a ser aplicado será anexado ao projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente, que prevê o acompanhamento do acesso de veículos aos portos por meio de um sistema integrado de informações, o Portolog.

O projeto é realizado em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina, e contempla os seguintes portos: Santos (SP), Paranaguá (PR), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Santarém (PA), Suape (PE), Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Imbituba (SC), Pecém (CE), Salvador e Aratu (BA), Itaqui (MA), Itaguaí e Rio de Janeiro (RJ), São Francisco do Sul (SC), Vila do Conde (PA).

A primeira reunião de trabalho com representantes das Autoridades Portuárias contempladas pelo projeto ocorreu em setembro. Na ocasião, foi apresentado o intento, o cronograma de execução, as responsabilidades e os próximos passos a serem efetuados.

Fonte: Transporta Brasil.