Ganhadores do Desafio SINDITECH são anunciados no Programa Inovação, do SINDICAMP

O encontro on-line também contou com a presença de grandes nomes que discorreram sobre o cenário econômico atual e suas perspectivas para 2022

A primeira edição digital do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial de 2022 com o tema “Cenário Econômico e Perspectivas para 2022”, aconteceu na última sexta-feira (25). O evento marcou mais um sucesso de realização, atingindo mais de 140 visualizações, entre empresários do setor e associados.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), José Alberto Panzan, fez uma breve introdução sobre o tema da live. “Hoje, nós vamos falar sobre o cenário econômico, no mundo que temos vivido, com tantas incertezas geradas na atualidade”, pontuou.

Em seguida, o presidente convidou a Coordenadora da COMJOVEM Campinas, Rafaela Cozar, para realizar o encerramento do Desafio SINDITECH, e anunciar os vencedores. “Abrimos as portas do projeto para que startups desenvolvessem soluções inteligentes para os desafios propostos. Foram semanas recebendo inscrições e analisando cada perfil, para que chegássemos ao tão aguardado Pitch Day, no qual fomos tomados por grandes insights e soluções inovadoras.”, conta.

Os vencedores foram as startups Ailog, para o desafio de Roteirização Rodoviária, e a Rabbot, para o de Checklist de Veículos. Ambas entram para o conjunto de empresas parceiras da Entidade.

Na sequência, Wagner Fonseca, diretor da NETZ e mediador, apresentou os convidados João Petry, da PACCAR Financial, Eduardo Portas, da Volkswagen Financial Services, e Constantin, do Bradesco, que discorreram sobre como o mercado econômico brasileiro vem se comportando frente aos últimos acontecimentos.

De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de consultorias brasileiras, a economia do país deverá crescer entre 0,8% e 1,9% em 2022. Em comparativos, a média de crescimento para os países emergentes está com previsão de 5,1%.

Além dos muitos insights tidos durante o webinar, as boas expectativas de retomada foram o centro da discussão. Para Constantin, “vai ser o ano que aos poucos vamos retornando a nossa vida mais normal depois desses dois anos de pandemia. E isso tem consequências para a atividade econômica”, comentou.

Durante o webinar, Eduardo expôs alguns dados referentes às taxas de juros e seus impactos no transporte de cargas. “Temos também inflação, queda do poder de compra, e os endividamentos, que também são desafios para o início do ano”, conta.

João também comentou sobre sua visão acerca da volta gradativa e dos anseios do setor .”Estamos cada dia mais, vendo uma normalização na questão da volta aos escritórios. Realmente o que dificulta a questão do consumo, e nós temos conversado com nossos clientes, sobre o que irá acontecer nessa variação dos juros”, completa.

Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo da 1ª edição do Programa Inovação e queira conferi-la, clique aqui.