Notícias

FREDERICO DE MOURA CARNEIRO É O NOVO DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24/01) a nomeação de Frederico de Moura Carneiro como novo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Denatran integra a estrutura da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT) do Ministério da Infraestrutura.

Frederico Carneiro substitui Jerry Adriane Dias Rodrigues, que esteve à frente do Denatran desde janeiro de 2019. Dias contribuiu para o aprimoramento das políticas públicas de trânsito com diversas entregas, entre elas, a implementação da Nova Carteira Digital de Trânsito (CDT); a integração de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e a habilitação de seus órgãos de trânsito ao Sistema RENAINF; a implementação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos; e o projeto piloto do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

PERFIL – Aos 48 anos de idade, Frederico de Moura Carneiro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília – UnB (1996); pós-graduação em Gestão de Segurança Pública e Defesa Social, com ênfase em acidente de trânsito pela União Pioneira de Integração Social – Upis (2005); e mestrado em Transportes, com especialização em Segurança de Trânsito pela Universidade de Brasília – UnB (2018).

Ele iniciou a sua trajetória no serviço público em 1993, na carreira administrativa do Banco do Brasil. Entre 2002 e 2013, foi especialista em Criminalística, área em que exerceu o cargo de Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), atuando principalmente em perícias de acidentes de trânsito com vítima. Exerceu cargo de natureza especial na Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), entre 2013 e 2015. Entre 2015 e 2020, atuou como Consultor Legislativo na área de Trânsito, Transportes e Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos Deputados.

DESAFIOS – Entre os principais desafios que o novo diretor tem pela frente, estão o alinhamento do Denatran ao Programa de Transformação Digital do Governo Federal, além da redução do número de acidentes e mortes no trânsito do país.

Foto: Ricardo Botelho/AESCOM

Assessoria Especial de Comunicação

Fonte: Ministério da Infraestrutura.

Compartilhe: