O fluxo de veículos em estradas com pedágios aumentou 0,6% em dezembro em comparação com novembro, na série com ajuste sazonal, informam a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada na semana passada. O índice encerrou 2023 com crescimento de 6,1%, após alta de 6,3% em 2022.
Nas aberturas, o fluxo de veículos leves avançou 1,3% em dezembro, na margem, enquanto a circulação de veículos pesados ficou estável (0,0%) na mesma base. Com o resultado, as categorias registraram altas de 7,1% e 3,0%, respectivamente, no acumulado do ano, ante crescimentos de 7,9% e 1,9% em 2022.
Na comparação com dezembro de 2022, o fluxo total de veículos cresceu 6,6%, com avanços de 7,1% do tráfego de veículos leves e 4,7% de pesados.
“Ainda que os indicadores leves e pesados venham apresentando ritmo de aumento distinto, dada a maior expansão do primeiro comparado ao segundo, ambos se encontram no maior patamar da série histórica”, salientam os analistas Thiago Xavier e Davi Cardoso, da Tendências.
Eles frisam que o resultado acumulado em 2023 foi majoritariamente influenciado por leves, mas chamam atenção para o contexto do segmento nos anos anteriores, em especial durante o auge da pandemia, “que gerou um choque negativo desproporcionalmente elevado e relativamente mais duradouro sobre o fluxo de leves”.
Os analistas ressaltam que, apesar de uma alta relativa menor, o fluxo de pesados também apresentou importante expansão em 2023, superando o resultado de 2022. A conjuntura macroeconômica, marcada pela expansão da demanda das famílias por serviços presenciais, em especial na primeira metade do ano, também é um fator relevante para a interpretação dos dados, acrescentam.
Estados
O fluxo de veículos avançou 0,2% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, em São Paulo, com alta de leves (0,7%) e queda de pesados (-0,1%). Em relação a dezembro de 2022, o fluxo total subiu 5,6%, com avanços de leves (6,1%) e pesados (4,0%).
Com o resultado, o fluxo total de veículos nas estradas com pedágio de São Paulo encerrou 2023 com aumento de 6,4%. Nas aberturas, o ano fechou com altas de 7,4% no tráfego de leves e 3,2% no de pesados.
No Rio de Janeiro, o fluxo total de veículos caiu 0,3% em dezembro, na margem, com contração de leves (-0,7%) e expansão de pesados (1,4%). O fluxo total subiu 5,7% em comparação a dezembro de 2022, com avanços de leves (5,5%) e pesados (6,8%) .
No ano, o fluxo total de veículos nas estradas com pedágio fluminenses acumulou alta de 4,8% em 2023. Nas aberturas, houve crescimentos de 5,2% em leves e 2,6% em pesados.
Quase metade dos automóveis que trafegam pela RSC-287 usam TAG
Na busca constante por tecnologias que melhorem a mobilidade e proporcionem uma experiência mais agradável aos motoristas, o uso de TAGs para passagem nos pedágios da RSC-287 vem se destacando como uma solução eficaz.
Essa tecnologia, baseada em sistemas de identificação automática, tem como objetivo principal agilizar o processo de cobrança de pedágios, e proporcionar maior comodidade aos usuários.
E o investimento feito pela Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, para fomentar essa tecnologia, somado às ações de incentivo ao uso das TAGs, já se reflete em números. Levantamento da concessionária aponta que 47% dos veículos que utilizam a rodovia já utilizam TAG para passar nas cancelas.
O número é 27% maior se comparado ao dado de agosto de 2021, quando a concessionária assumiu gestão da principal rodovia do Vale do Rio Pardo no trecho de 204 quilômetros, entre Tabaí e Santa Maria.
De acordo com gerente de Operações e Conservação, Ricardo Abreu, o crescimento no uso dos dispositivos de passagem automática é ainda maior se considerado apenas caminhões, chegando a 60%. Atualmente, todas as cinco praças de pedágio da RSC-287 contam com ao menos uma pista exclusiva para a modalidade.
EGR aceita todas as empresas de tags de cobrança
Em decorrência do término de 2023 e com a chegada de 2024, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) divulgou balanços para informar aos usuários as condições das estradas e os índices de volume de trafegabilidade nos trechos sob sua administração. Entre as medidas responsáveis por agilizar o deslocamento de veículos pelas dez praças de pedágio da EGR – evitando congestionamentos – está a passagem pelas pistas com identificação automática de veículos (AVI).
A empresa possui pistas com essa modalidade em cada praça de pedágio para contemplar os motoristas que possuem tag de cobrança automática. A tecnologia utiliza um chip, instalado no pára-brisa do veículo. Ao se aproximar de uma praça de pedágio, o dispositivo de leitura instalado na praça reconhece automaticamente o veículo à medida que ele passa pela cabine na pista AVI. Assim, o registro da tag e da placa do veículo é feito instantaneamente, sem precisar parar.
Segundo a EGR, de janeiro a dezembro de 2023, mais de 13,1 milhões de veículos com tag circularam pelas praças de pedágio administradas, o que representa 42,91% em relação ao tráfego total. “A utilização desse dispositivo, por parte dos motoristas, tem se mostrado eficiente, tendo em vista que filas são evitadas e não há a obrigatoriedade do condutor parar na cabine antes de seguir viagem”, explica o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor.
Além disso, a utilização de tags de cobrança automática nos pedágios oferece outros benefícios além da praticidade e agilidade. O pagamento automático proporciona que o tráfego seja mais fluido em função da diminuição das filas, gera economia de tempo e combustível e, consequentemente, mais segurança.
Vanacor explica que a EGR aceita todas as empresas de tag nos dez pedágios sob sua administração e faz um alerta. “A pista de cobrança automática deve ser utilizada tão somente pelos usuários que possuem o dispositivo, tendo em vista que a ocupação da pista por veículos que não dispõem da tag resulta na formação de filas e lentidão, condição que descaracteriza a proposta de agilidade quanto à modalidade de cobrança”.
Para ter acesso a esse serviço, é muito importante que o usuário faça uma pesquisa sobre qual modalidade se adapta melhor à necessidade. Existem diferentes alternativas disponíveis no mercado, oferecidas por diversas operadoras de sistemas de cobrança automática. Por isso, é importante ler e compreender os termos e condições fornecidos pelas empresas de cobrança automática.
Fonte: Jornal do Comércio / Foto: TÂNIA MEINERZ/JC