Notícias

Financiamento de veículos usados cresce 9,7% em agosto, enquanto o de modelos novos tem queda de 6,4%

No acumulado do ano houve alta de 20,4% no número de financiamentos de veículos no país, entre novos e usados. Redução na venda de modelos novos reflete falta de peças para montagem de automóveis.

Dados divulgados pela B3 mostram que, em agosto, 527 mil veículos foram financiados no Brasil – 23 mil a mais que no mesmo mês do ano passado, o que corresponde a uma alta de 4,6% no período. Esse aumento foi puxado pelo segmento de veículos usados, uma vez que a venda de modelos novos segue impactada pela queda na produção diante da falta de insumos no mercado.

De acordo com o levantamento feito pela B3, o número de financiamentos de veículos usados aumentou 9,7% em agosto, enquanto o de veículos novos teve queda de 6,4% no mesmo período.

Essa queda no financiamento de modelos novos, segundo a B3, é “reflexo da redução das vendas ainda afetada pela escassez mundial de semicondutores”.

Semicondutores são chips e microchips usados na produção industrial de todo o mundo. A pandemia aumentou rapidamente a demanda por estes componentes eletrônicos, provocando uma escassez global, prejudicando desde a cadeia automotiva à produção de smartphones.

Se considerados apenas os veículos leves, a redução do número de financiamentos de modelos novos recuou ainda mais na comparação com agosto do ano passado – a queda foi de 19,7%.

No segmento de veículos pesados, porém, houve aumento na venda a crédito de veículos novos. Enquanto a alta deste segmento foi de 31,6%, o de modelos novos cresceu 55,1% no mesmo período.

“Apesar do aumento nos números gerais, permanece a tendência de queda na compra de novos e aumento de financiamentos de veículos usados, principalmente para autos leves com maior tempo de uso”, apontou Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

Ainda na comparação com agosto de 2020, as vendas financiadas de veículos leves entre 9 e 12 anos de uso cresceram 34,3%, enquanto as de veículos com mais de 12 anos de uso registraram 90% de aumento.

Alta acumulada de 20,4% no ano

Ainda segundo o levantamento da B3, no acumulado do ano até agosto foram vendidos sob financiamento 4 milhões de veículos, entre novos e usados. Foram 671 mil a mais que nos oito primeiros meses de 2020, o que corresponde a um crescimento de 20,4% no período.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Fonte: G1

Compartilhe: