Ferroanel: Em São Paulo, EPL e Governo do Estado entregam estudos para continuidade do projeto

Um dos projetos mais importantes para o setor de logística e transportes do Brasil, o Ferroanel, está mais perto de se tornar realidade.

Em São Paulo, o diretor-presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho, entregou, junto ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do trecho norte do anel ferroviário para o Conselho Estadual do Meio Ambiente.

O evento, realizado nesta sexta-feira (23), marca a abertura da etapa pública do licenciamento ambiental do empreendimento.

Com recursos providos pela EPL, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa vinculada ao governo paulista, elaborou os estudos que serão a base das análises de viabilidade ambiental e do debate com a sociedade sobre o trecho norte do Ferroanel.

A participação da EPL nos processos de elaboração dos estudos e projetos do Ferroanel, na visão de Medaglia, é prova do comprometimento do Governo Federal com o avanço da infraestrutura logística do país como um todo.

“Um projeto da magnitude do Ferroanel Norte traz benefícios não só para o Estado e para os municípios paulistas, mas também para toda a cadeia logística nacional.”

Realizadas nos munícipios por onde os trilhos passarão, as audiências públicas acontecem nos meses de julho e agosto de 2017. No site da Dersa, os EIA e o Rima do projeto estão disponíveis para consulta aos interessados.

O traçado, de 53 quilômetros de extensão, irá conectar as estações Engenheiro Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana, e Perus, em São Paulo.

A estimativa, segundo atualizações recentes dos estudos da Dersa, é de que ao ser concluído, o Ferroanel Norte terá capacidade para tirar mais de 7.300 caminhões por dia das estradas da região metropolitana de São Paulo e transportar mais de 67 milhões de toneladas de produtos até o ano de 2040.

A implantação da ferrovia também possibilitará que os trens de carga, que atualmente utilizam os mesmos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sejam desviados, eliminando assim o conflito entre cargas e passageiros no interior da metrópole.

O diretor de planejamento da EPL, Adailton Cardoso Dias, explica que outro benefício do projeto, além da geração de milhares de empregos, está no aumento da capacidade de escoamento do Porto de Santos.

“O Porto de Santos continuará sendo um dos principais do país nos próximos anos, e o ponto de saturação da Via Anchieta se aproxima. Concluído, o projeto do Ferroanel Norte alivia as rodovias e tem capacidade para provocar a redução do preço do frete”, disse.

PARCERIA

Os estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação do Ferroanel Norte iniciaram-se em 2011, resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Dersa e a concessionária ferroviária MRS.

Esses estudos serviram como base para que o Governo Federal, por meio da EPL, solicitasse, em 2013, que as obras de implantação do Rodoanel Norte (iniciadas em março daquele ano) preservassem espaços e condições para a implantação do Ferroanel.

Em 2015, EPL e Dersa fizeram outra parceria, desta vez para elaboração de estudos de engenharia. Com expectativa de conclusão em setembro deste ano, a ação possibilita o Governo Federal a orçar e incluir o Ferroanel Norte em futuras concessões.

Fonte: EPL.