Feriado mais violento do ano mobiliza efetivo da Polícia Rodoviária Federal

prf carnaval - Sindicamp

A partir desta sexta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal realiza em todo o país a Operação Carnaval, última etapa da Operação Rodovida, lançada em dezembro pelo governo federal. Durante o feriado, haverá reforço no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários com maior incidência de acidentes com mortes e feridos para garantir segurança, conforto e fluidez do trânsito aos usuários das rodovias federais.

Historicamente, o Carnaval é o período mais crítico do calendário de operações da PRF, junto com o Natal e o Réveillon. No entanto, o Carnaval é mais violento devido ao uso abusivo de álcool. Por isso, um dos principais focos da PRF será a fiscalização com etilômetros.

Mais de 10 mil policiais, em regime de escala, estarão diretamente envolvidos na ação, apoiados por nove aeronaves, 150 radares estáticos, 730 etilômetros e 1.100 viaturas (carros e motos) aproximadamente, distribuídos em locais estratégicos das BRs. Além disso, haverá um esquema especial de monitoramento dos principais corredores viários do país para garantir a fluidez do trânsito. A operação termina à meia-noite da quarta-feira de cinzas (05/03).

Durante a Operação Carnaval deste ano, serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência no trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens proibidas e à fiscalização de motocicletas e ciclomotores, historicamente com índices elevados de letalidade.

A partir de levantamentos dos anos anteriores, foi constatado que os estados de Minas Gerais e Bahia possuem um alto índice de mortos e feridos durante o feriado de Carnaval. No mesmo período do ano passado, essas duas regionais foram responsáveis por 32% do número de mortos do país e, por esse motivo, receberão apoio para planejamento, execução e supervisão da Operação com reforço no efetivo, viaturas e equipamentos.

A Operação Carnaval fechará o ciclo da Operação Rodovida 2013/2014, ação desenvolvida pelo governo federal para frear a violência no trânsito das rodovias federais. Desde dezembro de 2013, quando a Rodovida foi lançada, a PRF canaliza o esforço de fiscalização para 100 trechos críticos mapeados em todo o país.

PRF dá dicas para se divertir durante o Carnaval:
– Alimente-se bem para aguentar as festas. Coma alimentos leves: frutas, legumes e verduras
– Evite doces, frituras e gorduras
– Na véspera de uma viagem, durma. O sono e o cansaço são grandes vilões do trânsito.
– Antes de viajar, não revise apenas o carro. Verifique também as condições de saúde do motorista
– Atenção para a febre amarela! Se for viajar para áreas endêmicas, certifique-se que sua vacina está dentro da validade
– Não exagere na bebida para não estragar a sua festa e a de mais ninguém
– Cerveja não mata a sede, só a aumenta e ainda desidrata seu corpo