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Fenatran: novos modelos apresentados pelas montadoras

A Fenatran – 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que ocorreu de 16 a 20 de outubro em São Paulo, foi marcada pelo otimismo para retomada do crescimento e também por muitos lançamentos. Conheça alguns deles:

DAF: montadora aposta no segmento off road

A Fenatran foi o marco para a entrada da DAF Caminhões Brasil no segmento off road. Durante a feira, a montadora lançou os modelos CF85 e XF105 no mercado nacional para operações de cana de açúcar e madeira. Os novos caminhões são produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e chegam às concessionárias em 2018.

“Estamos entrando em um segmento com grande potencial comercial e nivelado pela qualidade e pelo baixo custo operacional. Os novos caminhões superaram a expectativa dos nossos clientes durante os testes, com excelente performance, agregando alto torque e consumo de combustível abaixo da média”, afirma Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.

O CF85 off road está disponível em três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A maior opção ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.

Já a linha XF105 off road está disponível em duas opções de cabine, Comfort Cab e Space Cab, ambas com cama e agregando todos os opcionais e diferenciais da linha CF. Os dois modelos também contam com o primeiro degrau de acesso à cabine reforçado, aumentando sua durabilidade.

Scania: mercado de mineração é aposta

No ano em que completou 60 anos, a Scania apresentou, durante a Fenatran, um novo caminhão voltado para atender às demandas do setor de mineração. O Heavy Tipper carrega até 25% a mais de carga líquida em relação aos caminhões atuais da montadora. Além disso, possui novo sistema de troca de peças desgastadas, conectividade e programas de manutenção.

“O Scania Heavy Tipper surge no Brasil em um período de retomada da compra, a curto e médio prazos, de caminhões para a mineração. Desde 2013, esse mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprador”, afirma Fabricio Vieira, gerente de Mineração da Scania no Brasil.

Segundo Vieira, houve grande movimento de compra de caminhões para a mineração entre 2011 e 2012. Como a vida útil dos veículos é de três anos, a idade média da frota está avançada e, consequentemente, com um custo operacional elevado. “Estamos falando de um potencial de renovação de, no mínimo, mil unidades”, afirma.

O Scania Heavy Tipper passa das atuais 32 toneladas de carga líquida para, no mínimo, 40 toneladas de capacidade. Dessa forma, o peso bruto total salta para 58 toneladas. Além disso, de acordo com a montadora, em comparação com a linha atual Scania para a mineração, ele reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação e pode proporcionar até 10% de economia de combustível por tonelada transportada.

Peugeot: novo furgão chega ao mercado de utilitários

A Peugeot chegou à Fenatran com uma linha voltada aos veículos utilitários, movimento iniciado pela montadora há dois anos. Após reestruturação da sua rede de concessionárias com oferta de diversos veículos de passeio, entra, agora, no mercado de veículos comerciais leves com o lançamento do furgão Peugeot Expert.

O veículo, que chega ao mercado com o valor de lançamento a partir de R$ 79.990, possui dois modelos: o Expert Business 1.6 e o Expert Business Pack 1.6, nas cores cinza aluminium e branco branquise. Com carga útil de 1.500 kg e volume de até 6,6 m³, o furgão de 5,30 m de comprimento foi concebido para o transporte em trechos urbanos e é capaz de acessar estacionamentos, docas e locais de carga e descarga com até 1,94 m de altura máxima.

Segundo a montadora, outra vantagem do furgão é o Moduwork, equipamento que possibilita o aumento de espaço para transportar cargas longas, elevando o assento lateral do passageiro para liberar espaço. Para os que precisam de um local para outras funções, o veículo ainda pode se transformar em um escritório móvel, pois o apoio dos braços centrais abaixa-se e torna-se uma prancheta. A porta lateral do furgão é deslizante.

“Além de oferecer todas essas vantagens, temos um programa de relacionamento com o cliente, que prevê, entre outros pontos, revisões agendadas, transparência, respeito à data e hora combinadas nas revisões, serviços de reboque e empréstimos de veículos para reparos que durem mais de quatro dias”, lembrou Ana Theresa Borsari, diretora-geral da Peugeot do Brasil. 

Evie Gonçalves

Fonte: Agência CNT de Notícias.

 

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