Exportações têm alta de quase 90% entre janeiro e fevereiro, aponta Mdic

escavadeira florestal - Sindicamp

As exportações em Piracicaba (SP) tiveram alta de quase 90% entre janeiro e fevereiro de 2016. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o volume de vendas de produtos para outros países subiu de US$ 67,7 milhões para US$ 127,9 milhões de um mês para outro, uma variação de 88,91%.

De acordo com o levantamento, a maioria das vendas de Piracicaba para o exterior entre janeiro e fevereiro foi do setor de equipamentos e máquinas, como pás mecânicas e niveladoras e barras de ferro ou aço. Produtos como papel, pasta de celulose e fibras, que antes não eram relacionados entre os mais exportados, entraram no ranking dos mais comercializados pelo município a países estrangeiros.

Na lista dos países para onde foram as mercadorias fabricadas na cidade nos meses de janeiro e fevereiro, estão os Estados Unidos, responsáveis por 30,26% das compras de produtos piracicabanos.

Abaixo, vem a Bolívia, que importou 10,9% de itens feitos no município, seguido do Peru, com 8,43%), Argentina, com 6,71%, e Japão, que importou 4,44% de itens feitos na cidade.

Importações

Em relação às importações, a cidade também registrou alta de 10,3% de janeiro a fevereiro de 2016. Os principais itens importados foram acessórios de automóveis, componentes para máquinas, aparelhos e motores vindos da Coreia do Sul, com 38,3% das compras. Os Estados Unidos ficaram com  30% dos produtos vendidos para a cidade, China, 7%, Chile com 4% e o Paraguai com 3,15%.

Fonte: G1 Piracicaba.