Notícias

Exportação de soja do MT cresce 143% em fevereiro.

 

A colheita da soja atingiu na última semana 84,6% da área total em Mato Grosso. Das mais de 22,6 milhões de toneladas de soja do Estado que estão sendo comercializadas, aproximadamente 1,17 milhão foram escoadas no primeiro bimestre do ano.

No mês de fevereiro, Mato Grosso exportou 1,15 milhão de tonelada, volume recorde para esse período, sendo 143% superior a fevereiro de 2013. Vale ressaltar que os volumes de exportação de soja normalmente começam a ser expressivos a partir de março, o que pode estar apontando para uma demanda bastante aquecida.

Os preços praticados no mercado interno mato-grossense apresentaram forte queda nesta semana em todos os municípios em que é realizada a pesquisa, cerca de 4,6% no comparativo entre esta e a sexta-feira anterior. Neste aspecto, Rondonópolis sofreu menor redução no preço pago pela saca, somente 0,6%, cotado a R$ 57,35 na sexta-feira. Em Tangará da Serra e em Sinop o recuo foi de 6,9% e 4,1%, respectivamente.

As exportações foram recorde histórico em fevereiro, e tiveram como principal destino a China, responsável por 79% dos embarques, o que corresponde a 911,8 mil toneladas estimada em US$ 453 milhões.
Fonte: Transporta Brasil.

Compartilhe: