Notícias

Especialista comenta práticas para a redução das emissões de gases poluentes no transporte

Marcio D’Agosto representará o PLVB como mediador no primeiro painel do Fórum Transporte Sustentável e discutirá a importância da gestão de frota na redução das emissões de gases poluentes

A sustentabilidade tem sido um tema bastante discutido e levado a sério pelas empresas do mundo todo. O que antes era tido como um manual de boas práticas agora é considerado primordial para e eficiência e para a imagem das empresas. De acordo com um levantamento feito pela Opinion Box em 2019, 33% dos mais de 2.000 entrevistados disseram que se importam muito com as ações sustentáveis de uma marca e outros 55% afirmaram dar preferência a negócios reconhecidos pela responsabilidade ambiental.

No segmento de transporte, reconhecido por ser o principal meio de abastecimento da indústria e do comércio brasileiro e responsável por cerca de 26% das emissões globais de CO2, essa tendência sustentável também está chegando, e as grandes corporações estão buscando alternativas para se adequarem a essa demanda mundial.

Uma dessas grandes soluções é o PLVB, ou Programa de Logística Verde Brasil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Contando com a adesão de embarcadores, operadores logísticos e transportadores de carga, o programa promove a sustentabilidade na logística como um valor para suas empresas membro. O PVLB é a primeira e única inciativa brasileira a reunir esforços em prol do alinhamento entre eficiência e sustentabilidade em logística com aplicação prática para todos os atores envolvidos nesta atividade. Além disso, busca integrar a academia e a iniciativa privada na promoção e na aplicação de boas práticas que promovam o equilíbrio entre desempenho financeiro, ambiental e social das atividades logísticas no ambiente corporativo.

O Programa de Logística Verde Brasil está confirmado como mediador no primeiro painel do Fórum Transporte Sustentável, que reunirá os principais players dos segmentos de transporte de cargas e passageiros. O objetivo é debater os principais pilares da sustentabilidade nesses segmentos, utilizando cases e participações de profissionais do mercado.

De acordo com Marcio D’Agosto, coordenador do PLVB, a participação do programa no Fórum é de extrema importância. “O evento ajudará a destacar, a divulgar e a consolidar o conceito central do PLVB, que é promover a sustentabilidade na logística como um valor de todos que atuam neste segmento. O Fórum Transporte Sustentável terá alcance abrangente e direcionado, o que ajuda a consolidar as questões fundamentais da prática da sustentabilidade na logística”.

O painel mediado pelo PLVB por meio de Marcio discutirá a importância da gestão eficiente de frota na redução das emissões no transporte rodoviário de cargas e terá como case de sucesso a gestão eficiente de frota por meio da utilização de ferramentas digitais e de processos operacionais da LOTS Group.

“O principal foco do PLVB no Fórum Transporte Sustentável está associado a sensibilizar os participantes da necessidade de agir imediatamente no sentido de considerar a sustentabilidade em logística como um valor corporativo imprescindível para a sobrevivência das empresas em um mundo em transformação com dinâmica acentuada. Entender a urgência da adoção dessas ações e colocá-las em prática são atitudes fundamentais para consolidar um posicionamento de liderança no mercado e se tornar protagonista da mudança”, finaliza D’Agosto.

Organizado pela OTM Editora, o Fórum Transporte Sustentável acontecerá nos dias 8 e 9 de junho de forma online e gratuita. Com patrocínio da Scania e Maroni Transportes, tem parceria com a I9exp, com o Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), com o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) e possui apoio institucional da ABRALOG, da ABOL, da NTU e da UITP.

As inscrições para a primeira edição do Fórum Transporte Sustentável já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento: www.forumtransportesustentavel.com.br.

 

Serviço:

DIA: 08/06/2021 e 09/06/2021

PLATAFORMA: on-line

HORÁRIO: das 9h às 12h

INSCRIÇÕES: https://forlive.io/webinar/2adbc70f-a1c7-49b8-8fb4-4694a077d9e3/join

 

Confira a programação do 1º painel:

Painel: A importância da gestão eficiente de frota na redução das emissões no transporte rodoviário de cargas.

Mediador do painel: Professor Márcio D’Agosto, coordenador do Programa PLVB

Apresentador de Case de Sucesso: Huber Masterlari, CEO da LOTS Group

Participantes do painel: Rodrigo Duarte, gerente de transportes e desenvolvimento logístico na Danone e representante da JOMED Transportes

 

Sobre o Fórum Transporte Sustentável:

A primeira edição do Fórum Transporte Sustentável acontecerá de forma on-line e gratuita nos dias 8 e 9 de junho. Seu objetivo é debater os principais pilares da sustentabilidade no transporte de cargas e passageiros, utilizando cases e participações de profissionais do mercado. O evento falará diretamente com quem atua e decide dentro do ecossistema de transporte e logística.

Compartilhe: