Entregue primeira parte das obras de expansão do Porto do Rio de Janeiro.

Foi entregue, nesta quinta-feira (12), a primeira parte das obras do Porto do Futuro, expansão do Porto do Rio de Janeiro. As construções incluíram a ampliação do cais e da retroárea, além de um novo edifício garagem, com sete mil vagas e três novos armazéns.

As obras devem ampliar em 63% a capacidade operacional do Porto. A nova estrutura passa a ter o maior cais contínuo de movimentação de contêineres e de veículos da América do Sul. Somando recursos públicos e privados, a obra recebeu R$ 1,5 bilhão.

A área do porto é o metro quadrado do território fluminense que mais gera receitas tributárias. O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior importador do país, com R$ 21,7 bilhões em 2014. Desse total, US$ 12,3 bilhões chegam ao Brasil pelo porto, dos quais US$ 8,1 bilhões são processados pela economia fluminense e US$ 4,2 bilhões destinados a outros estados da Federação.

Na avaliação do Grupo MultiTerminais, responsável pelas operações logísticas do terminal, as novas estruturas são uma oportunidade para impulsionar o mercado de importações e de exportações no país.

Com informações do Palácio do Planalto

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.