Entra em vigor nova tarifa de R$ 3,30 no transporte público de Campinas.

A nova tarifa de R$ 3,30 para os ônibus que circulam em Campinas (SP), entrou em vigor nesta sexta-feira (1). O reajuste de 10% foi anunciado na última segunda-feira (28) pela Secretaria de Transportes junto com um pacote de mudanças, que inclui redução do subsídio pago às empresas, fim da circulação de dinheiro nos ônibus e extinção da função de cobrador. O preço da passagem anteriormente era de R$ 3.

A justificativa da administração pública para o reajuste é o aumento nos custos do serviço, tanto em relação a combustíveis e manutenção, como mão de obra, impostos e também os investimentos. Segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, um projeto de lei será apresentado à Câmara de Vereadores para oferecer desconto de 50% no preço do ônibus para universitários.

O Passe Escolar passa de R$ 1,20 para R$ 1,32 e o chamado Linhão da Saúde (linha 5.02) mudará de R$ 2,00 para R$ 2,20 no pagamento com Bilhete Único e de R$ 3 para R$ 3,30 no pagamento em dinheiro. O Passe Escolar para esta linha sobe de R$ 0,80 para R$ 0,88. Os usuários que compraram a passagem até as 23h59 de quinta-feira (31) ainda pagam os valores anteriores ao aumento.

A retirada das cédulas e moedas de circulação no transporte público da cidade só deverá acontecer no dia 1º de outubro, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O secretário explicou que a decisão visa reduzir a incidência de assaltos nos coletivos e, para isso, serão feitas parcerias com comércios e unidades de serviço público, como rodoviária e aeroporto, para que eles comercializem os cartões de viagem individuais.

Novas tarifas em outras cidades.

As tarifas do transporte público também ficaram mais caras em outras cidades nesta sexta-feira (1). Em Jaguariúna (SP), o preço da passagem dos ônibus municipais teve um aumento de 100%, passou de R$ 1 para R$ 2. É o maior reajuste entre as cidades da região de Campinas. Segundo o secretário de Finanças, Fernando Pinto Catão, o aumento foi necessário porque o valor cobrado pela empresa passou de R$ 3 para R$ 3,30, o subsídio bancado pela Prefeitura para moradores da cidade caiu de R$ 2 para R$ 1,30.

Em Vinhedo (SP), a tarifa do transporte subiu de R$ 3 para R$ 3,30. A administração municipal alegou que o aumento da tarifa “está alinhado a um pacote de melhorias no transporte”, incluindo um novo ponto de recarga no bairro Capela, no prazo de 60 dias, e aumento de um micro-ônibus para a região. A previsão é de que o novo veículo esteja disponível em 15 dias e atenda regiões como Altos do Morumbi, Vida Nova, Vida Nova II e São José.

Em Mogi Mirim (SP), o preço da passagem mudou de R$ 2,90 para R$, 3,10.

Fonte: G1 Campinas e Região.