Empresários receptavam carga roubada para vender em rede

Gaeco, PF e PM prendem 15 acusados de integrar quadrilha que encomendava carne aos frigoríficos, roubava a mercadoria e revendia nas lojas da região

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e as policias Federal e Militar realizam na manhã desta quinta-feira (21) uma operação para prender uma quadrilha especializada em roubo de carga. A ação policial foi batizada de Operação Jammer.

Os bandidos atuavam em Campinas, Jundiaí, Várzea Paulista e Porto Ferreira. Até o momento 15 pessoas foram presas. Com os detidos, os policiais encontraram quatro armas e diversas placas falsas usadas nos veículos roubados pela quadrilha. Entre os presos está Leandro Marcel Candido de Oliveira, o segundo na hierarquia do bando, detido em Jundiaí. Segundo a polícia, ele tem passagem criminal por roubo.

Rafael Paulino é outro integrante do bando, preso no Jardim Satélite Íris, em Campinas. O suspeito é proprietário da rede de açougues América. Segundo a investigação, Paulino encomendava a carga de carnes e, no trajeto, assaltava o caminhão.

Desta forma, o suspeito não pagava a carga encomendada, porém o produto chegava aos seus açougues após o roubo. Além de abastecer as suas lojas, Paulino revendia parte da carga roubada para outros açougues menores. Seu sócio, Djair Roberto Paulino também foi preso na operação desta manhã.

As investigações tiveram início em setembro do ano passado. Os presos são suspeitos de terem roubado pelo menos cinco cargas na região. Entre elas a de um caminhão que transportava chocolates e foi interceptado em Louveira. Na lista também estão roubos a caminhões carregados de carnes e café.

A quadrilha utilizava o mesmo modo de operação em todas as ações criminosas, quando após a abordagem do transportador da cara, os suspeitos utilizavam bloqueadores de sinais de rastreadores (jammers), o que dificultava o monitoramento dos veículos roubados.

Um dos suspeitos detidos, um rapaz identificado como Cristiano (foto), de Jarinu, foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal. Com ele, foram encontradas e apreendidas duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola automática. O suspeito é considerado líder da quadrilha.

Segundo informações da Polícia Federal, a quadrilha vem atuando na Região há muito tempo e a avaliação é de que tenham roubado cerca de R$ 6 milhões em cargas.

Fonte: correio.rac.com.br