A partir desta segunda-feira (16), os motoristas que trafegavam pelo acesso entre os bairros Parque Industrial e Jardim Miranda para chegar às avenidas Amoreiras e John Boyd Dunlop, em Campinas (SP), terão que fazer um desvio. A ligação entre os bairros fica bloqueada por 90 dias para a conclusão de um trecho da obra do BRT.
O acesso é uma travessia sobre o leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). No local não há passagem de ônibus e nenhum ponto de parada foi afetado. Mas muitos veículos usam esse caminho para deslocamento entre duas das principais avenidas da cidade.
A obra do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) faz parte do Corredor Perimetral – que ligará os corredores Campo Grande, na Vila Aurocan, e Ouro Verde, no Campos Elíseos – que já vinha sendo construído no espaço onde circulava o VLT. O pavimento antigo, com trilhos e terra, dará lugar à pista de concreto.
Interdição e desvio
O acesso fica entre as ruas Rodion Podolski e Feliciano Garcia e a previsão é que seja reaberto ao final da obra, em 90 dias. Veja na arte, abaixo.
A rota alternativa programada e sinalizada pela Emdec fica entre as ruas Rodion Podolski e Júlio Ribeiro de Menezes. Agentes da Mobilidade Urbana vão orientar os condutores.
Como vai funcionar o BRT
Com ônibus articulados ou biarticulados, o BRT contará com estações de transferência e infraestrutura com corredores exclusivos, embarque e desembarque pela esquerda, junto ao canteiro central das vias por onde ele vai trafegar.
Com 17,9 km de extensão, o BRT Campo Grande sairá da região central, ao lado do Terminal Mercado, no caminho do leito desativado do VLT. Em seguida passa pela Avenida John Boyd Dunlop, depois pelo Terminal Campo Grande e termina a viagem no Terminal Itajaí.
O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão. Sairá do Terminal Central e segue pelas avenidas João Jorge, Amoreiras e Ruy Rodriguez. Passa pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova.
O Corredor Perimetral terá 4,1 km de extensão e ligará a Vila Aurocan até o Campos Elíseos.
O custo total da obra é de R$ 451,5 milhões e a previsão é que toda a construção – de 36,6 km de corredores – leve três anos para ser concluída. A entrega deve ocorrer em meados de 2020, segundo a Secretaria de Transportes.
Fonte: G1 Campinas.