Em 2021, economia paulista indica média de crescimento de 6,2%

Projeção para o país é de 4,3%, na média

Projeções 2021

As projeções da Fundação Seade para o Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo em 2021 são de mínima de 5,6%, média de 6,2% e máxima de 6,4%, permanecendo acima do carregamento estatístico de 2020 para 2021, calculado em 4,9%. Para a economia brasileira, as projeções são de mínima de 4,2%, máxima de 4,5% e média de 4,3%.

Com relação a 2022, as projeções para a economia paulista são de mínima de 0,8%, média de 1,3% e máxima de 1,8%. Para o PIB brasileiro, a média projetada é de 0,9%, com a mínima em -0,2% e a máxima de 1,7%, contemplando pela primeira vez a hipótese de uma recessão no próximo ano.

PIB+30

Em outubro de 2021, a economia paulista apresentou estabilidade, com recuo de -0,2%, mantendo-se em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia.

No acumulado de 12 meses, o PIB+30 de outubro apresentou resultado positivo de 6,7%. Enquanto que nos dez primeiros meses de 2021, o PIB+30 avançou 6,8% em relação ao mesmo período de 2020.

O PIB+30 é um indicador que permite observar as estatísticas preliminares do PIB do Estado de São Paulo.

PIB Trimestral

De acordo com o Seade, o PIB paulista recuou 0,6% no trimestre encerrado em setembro, já descontados os efeitos sazonais. No confronto entre os acumulados nos últimos quatro trimestres e os imediatamente anteriores, avançou 7,0%, com taxas positivas de 8,2% para a indústria, 7,1% para os serviços e decréscimo de -4,0% para a agropecuária.

PIB Mensal

Entre os meses de agosto e setembro, a economia paulista recuou -1,0% com acréscimos nos setores da indústria (0,2%), agropecuária (0,6%) e queda nos serviços (-1,3%). No acumulado no ano em relação a igual período do ano anterior, o PIB apresentou acréscimo de 7,8%, com aumento na indústria (9,3%), nos serviços (7,6%), e recuo de -4,3% na agropecuária.

Fonte: SEGS