Economia Brasileira Cresce 2,3%, aponta levantamento do IBGE

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 2,3% ao longo de 2013. Os números foram divulgados nesta manhã pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o desempenho apresentado, a soma de riquezas do País totalizou R$ 4,84 trilhões.

Segundo os dados, o resultado foi puxado – principalmente – pelo setor agropecuário que teve sua maior alta desde 1996: avançou 7%. Em seguida aparece o setor de serviços (2%) e indústria (1,3%).

No segmento agropecuário o destaque foi para o cultivo de soja – que cresceu 24,3% -, cana de açúcar (10,0%), milho (13,0) e trigo (30,4%). Já as atividades que compõem o setor de serviços a área de informação avançou 5,3%, transporte, armazenagem e correio (2,9%), comércio (2,5%), serviços imobiliários e aluguel (2,3%), administração, saúde e educação pública (2,1%), intermediação financeira e seguros (1,7%) e outros serviços (0,6%).

No âmbito do setor externo, tanto as exportações (2,5%) quanto as importações (8,4%) de bens e serviços cresceram. Entre as exportações, destaque para produtos agropecuários; outros equipamentos de transporte; veículos automotores e refino de açúcar. Já nas importações, os destaques foram indústria petroleira; serviços de alojamento e alimentação; máquinas e equipamentos; óleo diesel e peças para veículos automotores.

Ranking – Segundo o IBGE, o crescimento da economia brasileira no ano passado aparece como o terceiro maior, atrás apenas da expansão de 7,7% da China e de 2,8% da Coreia do Sul.

Atrás do Brasil, aparecem os Estados Unidos, Reino Unido e África do Sul (todos com expansão de 1,9%), Japão (1,6%), México (1,1%), Alemanha (0,4%), França (0,3%) e Bélgica (0,2%).

Fonte: O Carreteiro