DNIT/RS e PRF realizam ações educativas para o “Maio Amarelo”

Com a finalidade de sensibilizar motoristas sobre práticas preventivas para redução dos acidentes em rodovias, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram uma série de atividades em referência ao movimento mundial conhecido como “Maio Amarelo”, que busca estimular ações de conscientização para combater a violência no trânsito.

Nesta primeira etapa, foram realizadas blitz educativas em veículos de passeio e ônibus em trânsito pelo trecho da Travessia Urbana de Santa Maria-RS e na BR-158/RS, saída para região Norte do estado. Além da fiscalização de rotina, Policiais Rodoviários e técnicos da gestão ambiental das obras de duplicação da BR-158/287/RS conversaram com condutores e passageiros, propondo uma reflexão sobre os elevados índices de mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Ao todo 360 pessoas foram alcançadas nas abordagens, que foram encerradas com a distribuição de um laço amarelo, símbolo do movimento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro fator responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Fonte: DNIT.