Dnit libera dados recentes da contagem de tráfego em rodovias federais

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disponibilizou, para consulta, os dados mais recentes do PNCT (Plano Nacional de Contagem de Tráfego). Os números foram obtidos por meio de 228 equipamentos instalados em rodovias federais, administradas pela autarquia, entre abril de 2014 e março de 2016.

Os números são considerados fundamentais para o planejamento de ações de manutenção e ampliação de rodovias, além de auxiliar na identificação dos principais eixos rodoviários e das intervenções prioritárias malha.

Estão divulgados dados de volume médio diário mensal e volume total diário. A consulta pode ser feita por estado e rodovia. As informações também contemplam 11 categorias veiculares, por sentido da via.

Para realizar a consulta, clique aqui.

Ao todo, o PNCT prevê a implantação de 320 postos de contadores, que funcionarão ininterruptamente por um período de três anos. Também integra o Plano Nacional de Contagem de Tráfego a Pesquisa Origem e Destino. O levantamento está fazendo um diagnóstico socioeconômico das viagens em rodovias federais. Executada com apoio do Exército Brasileiro, ela vai traçar o perfil dos usuários das estradas e os fluxos de veículos em diversas categorias. O levantamento dos dados ocorrerá em quatro fases. Ele teve início no começo de julho e seguirá até 2017.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.