Notícias

Dnit deve lançar edital para plano de controle de velocidade em outubro

 

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) planeja, para outubro, o edital de licitação do novo PNCV (Plano Nacional de Controle de Velocidade). Com o processo, serão contratadas as empresas responsáveis pela instalação, operação e manutenção de radares fixos, controladores de avanço de sinal vermelho e lombadas eletrônicas.

A nova licitação é necessária porque os contratos vigentes chegarão ao fim em dezembro.  Atualmente, existem cerca de 3,5 mil equipamentos, que garantem o monitoramento de quase 6,5 mil faixas nos 55 mil quilômetros de rodovias administradas pelo órgão.

A nova contratação deve viabilizar o controle de mais de sete mil faixas. Serão substituídos controladores antigos e também serão implantados novos pontos de fiscalização. As infrações de trânsito registradas pelos aparelhos são enviadas, automaticamente, para o Dnit. Conforme o órgão, mensalmente são investidos cerca de R$ 4 mil por faixa fiscalizada.

O Dnit já divulgou que Minas Gerais terá 13,6% dos novos radares, lombadas e avanços. É o estado com maior percentual, num total de 476 novos equipamentos. Depois, vêm Bahia, com 10% (354) e Mato Grosso, com 8,2% (290).

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: