Notícias

DNIT CONCLUI TRANSPOSIÇÃO DE VIA FÉRREA EM AVARÉ/SP

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em São Paulo (DNIT/SP) concluiu, em fevereiro, as obras de transposição da via férrea no perímetro urbano do município de Avaré.  Com a obra, os veículos podem trafegar sob a ferrovia, sem nenhuma interferência da passagem de trens no tráfego urbano, melhorando o trânsito entre o centro e bairros da cidade.

“A transposição da via férrea no município de Avaré trouxe segurança e conforto para a população local, eliminando a zona de conflito rodoferroviário,” avaliou o diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas.

O DNIT tem como uma de suas atribuições a realização de obras na malha ferroviária sob sua responsabilidade, em especial aquelas destinadas à eliminação de conflitos decorrentes das operações ferroviárias com as operações rodoviárias em passagens de nível e as interferências com o tráfego urbano em cidades atravessadas pelas ferrovias.

Essas situações foram estudadas no âmbito do  Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER e, para eliminá-las, podem ser realizadas obras como sinalização, viadutos, passagens inferiores e contornos ferroviários, além de melhorias nas atuais condições de segurança nas laterais da ferrovia e travessias.

A transposição em Avaré visa melhorar a logística do sistema viário, com alternativa de ligação entre o Bairro Estância Brabância e centro, com redução do tráfego e tempo parado no viaduto da rua Santos Dumont, bem próximo a esta passagem inferior da ferrovia EF 270, no km 338. As obras foram iniciadas no segundo semestre de 2017 e concluídas em fevereiro de 2019, representando um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões.

Fonte: DNIT.
 

Compartilhe: