Notícias

Dia Internacional da Mulher é comemorado no Palácio dos Transportes

 

Aconteceu hoje no Palácio dos Transportes, em São Paulo, a comemoração antecipada do Dia Internacional da Mulher, para as mulheres que trabalham nas entidades NTC&LOGÍSTICA, FETCESP, SETCESP e demais condôminos que compõem o espaço.

A programação organizada pela DBAC & Associados, teve a participação especial da Edna Vasselo Goldoni, diretora comercial da Associação Brasileira de Recursos Humanos, DABRH-SP, que fez um bate papo com as presentes, sobre Sucesso e Transformação da Mulher. Ela compartilhou histórias de vida, comentou das lutas e motivou a platéia a buscar seus sonhos e acreditar que são capazes de grandes realizações.

O evento, contou ainda com a participação ativa das convidadas que comentaram seus desafios pessoais e profissionais na conciliação do trabalho, filhos e casamento, e o ambiente foi propício para trocas e aprendizados.


Importância da Comemoração

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Fonte: Portal NTC.

Compartilhe: