Notícias

Despesas com transporte tiveram inflação de 3,75% em 2014.

tarifasonibus - Sindicamp

Os preços do grupo Transportes inflacionaram, em média, 3,75% no ano de 2014, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (9). A variação foi superior a de 2013, de 3,29%. 

Entre os itens que compõem o grupo, destacam-se as tarifas dos ônibus urbanos, com alta de 3,85% em razão de reajustes realizados em sete das 13 regiões pesquisadas: Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

Nos combustíveis, a variação ficou em 2,94%. O litro da gasolina ficou com preços 2,89% mais altos nas bombas. Já o etanol apresentou taxa de 1,97%.

Quanto aos preços dos automóveis, enquanto os novos subiram 4,62%, os usados ficaram 2,10% mais baratos. Já o serviço de conserto de automóvel teve elevação de 8,59%.

Segundo o IBGE, como os gastos com transporte estão em segundo lugar entre as maiores despesas familiares, os resultados do segmento tiveram forte influência na formação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do ano, que ficou em 6,41%. O índice ficou próximo do teto da meta do governo, que era 6,5%. As despesas com moradia e alimentação foram as que mais puxaram o resultado para cima, com variação de 8,8% e 8,03%, respectivamente. 

Dezembro

A inflação do grupo Transportes foi a que mais acelerou em dezembro de 2014, segundo o IBGE. A alta foi de 1,38% no mês passado. Em novembro, a variação ficou em 0,43%.

O aumento, conforme o Instituto, foi puxado especialmente pelos preços das passagens aéreas, que registraram alta de 42,5%. Outros destaques do grupo são etanol (1,31%), automóvel novo (0,69%), ônibus intermunicipal (0,64%) e gasolina (0,61%). No último caso, a variação é reflexo, nas bombas, de parte do reajuste de 3% ocorrido nas refinarias desde 7 de novembro. Já o aumento do etanol manifesta o início da entressafra da cana-de-açúcar.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: