Desembolso do BNDES para o setor agrícola sobe 11% ao ano

Em um quadro de queda de desembolsos, os empréstimos do BNDES para os programas agrícolas do governo federal cresceram 11% de janeiro a outubro e alcançaram R$ 12 bilhões, segundo a coluna apurou. O banco deve divulgar em breve os resultados do acumulado dos dez primeiros meses deste ano.

Outro programa que teve expansão foi o BNDES Progeren, de financiamento para capital de giro das empresas.

Revisado recentemente, o desembolso dessa linha subiu 54% até outubro e registrou R$ 1,6 bilhão, a maior parte para micro, pequenas e médias empresas.

Na exportação, o segmento de material de transporte teve alta de 138% de janeiro a outubro. No total, os empréstimos do banco vêm se contraindo em cerca de 30% neste ano.

No mês passado, a expectativa da presidente Maria Silvia Bastos Marques era de redução do ritmo de queda dos desembolsos já em outubro.

Com informações de Folha de S. Paulo.

Fonte: Frota & cia.