Demanda do transporte aéreo doméstico cai 7,8% em maio

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 7,8% em maio de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015. Essa é a nona baixa sucessiva do indicador. No acumulado do ano, a queda já soma 6,6%. Já a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) registrou redução de 8,2% no mesmo período, com baixa acumulada de 5,7% entre janeiro e maio. Os números foram divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta sexta-feira (17).

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em maio de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 9,6%. Tam, Azul e Gol registram retração de 12%, 8,2% e 7,7%, respectivamente. A Avianca aumentou a oferta doméstica (em termos de ASK) em 12%. Tam, Azul e Gol reduziram a oferta em 14,8%, 8,5% e 6,3%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em maio de 2016 atingiu 6,9 milhões, caindo 10% em relação a maio de 2015 e completando dez meses consecutivos de retração. No período de janeiro a maio de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) em maio de 2016 foi da ordem de 78,3%, que representou alta de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2015.

Cargas

A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico foi de 27,4 mil toneladas em maio de 2016, 13,4% menos que o mesmo mês do ano passado. Entre janeiro e maio de 2016, a carga paga doméstica transportada acumulou redução de 7,9% em relação ao mesmo período de 2015, tendo atingido 132,2 mil toneladas.

Transporte internacional

A demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou queda de 12%, em comparação ao mês de maio de 2015, enquanto a oferta internacional (em ASK) apresentou redução de 4,8% no mesmo período.

Com o resultado de maio de 2016, a demanda internacional registrou o terceiro mês consecutivo com indicadores negativos, após período de 24 meses de crescimento. Já a oferta internacional apresentou a terceira redução após encerramento da sequência de 19 elevações consecutivas do indicador.

No acumulado de janeiro a maio de 2016, a demanda internacional diminuiu 0,9% em relação ao mesmo período de 2015. A oferta internacional sofreu redução de 0,7% no período.

Com informações da Anac

Fonte: Agência CNT de Notícias.