Debate na reunião da Câmara Técnica de Lotação

A Câmara Técnica de Lotação da NTC se reuniu ontem (13), na sede da entidade, para trazer temas que estão influenciando na gestão dos negócios das empresas transportadoras.

O encontro foi marcado também pela posse do empresário Claudio Cavol, dirigente da empresa Três Américas e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul- SETLOG, nomeado na mesma data pelo presidente da NTC José Hélio Fernandes (clique aqui para ver o ato de nomeação), no cargo de Vice Presidente Extraordinário de Transporte de Cargas Lotação.

Coordenados por Cavol, mais de 90 empresários presentes puderam participar ativamente do encontro e debateram assuntos relevantes para a especialidade juntamente com os demais componentes da mesa diretora dos trabalhos, José Hélio Fernandes, Urubatan Helou, vice-presidente da NTC, Vander Francisco Costa, presidente da Fetcemg, Manoel Souza Lima Junior, presidente do SETCESP e José Alberto Panzan, presidente do Sindicamp.

Na abertura, Fernandes, ao convidar os integrantes do grupo Transportando Ideias a se integrarem à CTL e à própria NTC, falou sobre os objetivos da reunião e sobre a importância da união no setor. “Identificamos a necessidade de nivelar o conhecimento sobre o cenário do TRC e informar status. Dessa forma, somarmos esforços na resolução desses temas, porque o problema de um é também problema de todos”, afirmou.

Os demais componentes da mesa endossaram o discurso do presidente da NTC, e Helou destacou ainda a representatividade da Associação. “A NTC criou uma expertise de representação excepcional, o que precisamos agora é criar um mecanismo de união para falarmos o mesmo idioma com nossos clientes e em Brasília. Lutar junto à NTC é trabalhar em prol da minha empresa, é um reflexo”.

Após a abertura e palavra de todos os integrantes da mesa, o empresário de TI, Márcio José Lopes, a convite do coordenador do encontro, iniciou a apresentação fazendo uma revisão sobre quais seriam os motivos que desencadearam a instabilidade do setor, segundo seu entendimento, abordando assuntos como renovação de frota, aumento dos custos de insumos e fatores econômicos. Em seguida, falou também sobre as contribuições do setor para a economia do país, com geração de empregos e investimentos. Apresentou ainda diversas propostas relativas à legislação.

O advogado Narciso Figueroa Jr, Assessor Jurídico da NTC e do Setcesp também se pronunciou estimulando o debate de uma das questões cruciais para o momento do TRC, os problemas de ações trabalhistas, e apresentou o PL 8250/14 do deputado Laércio Oliveira (PS/CE) que acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, para coibir o risco de eventuais trocas de favores de testemunhas que sejam parte em outro processo com causa de pedir e parte idêntica.

Logo em seguida os participantes também puderem ouvir relatos de Vander Francisco Costa, presidente da Fetcemg, sobre assuntos de natureza trabalhista. Costa não deixou apenas a esperança de atividades previstas em Brasília para proteção das transportados nas condenações trabalhistas como também deixou um recado aos presentes. “O remédio para não ter problemas com as causas trabalhistas é ter controle de jornada”, lembrou. Seguiu-se debate sobre o tema com os presentes.

Já vice-presidente da especialidade, Cláudio Cavol encerrou a reunião nomeando os empresários Márcio José Lopes e José Alberto Panzan como subcoordenadores da CTL, que será assessorada pela advogada Gildete Menezes, gerente do departamento Jurídico da NTC e pelo assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia.

Fonte: Portal NTC