Custo com frete de milho em Mato Grosso cai 6,6% em uma semana.

O custo do frete de milho entre Mato Grosso e os portos da Região Sudeste tem recuado nos últimos dias e está pesando menos no bolso do produtor, que também tem encarado um cenário de leve recuperação nos preços internos do grão. Em uma semana, a relação entre o custo do frete e o valor da saca do cereal recuou 6,66%, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado hoje.

O custo para transportar uma tonelada de milho entre Sorriso, uma das principais cidades do Estado, e Santos, ao porto, está em R$ 220, valor considerado reduzido para essa época do ano, em que as exportações brasileiras de milho costumam se aquecer.

A redução do frete está diretamente relacionada à agilização dos processos nos portos, à utilização de silos bolsas para armazenar milho nas fazendas e ao aumento da modernização da frota de caminhões no Estado, segundo o Imea.

Além disso, a falta de demanda, justificada pela lentidão na comercialização da safra, também pressionou o valor do frete em Mato Grosso. Ainda assim, atualmente, o transporte de uma saca de milho está 5,18% mais caro que a cotação do cereal no Estado.

A relação entre o custo de transporte e os ganhos dos produtores também melhorou na última semana com a recuperação dos preços internos, que vêm subindo diante de uma reação das cotações no mercado internacional, ainda que momentânea. Na última semana, o indicador Imea para a saca de milho no Estado ficou em R$ 13,45, contra R$ 12,82 na semana anterior e R$ 10,22 na mesma semana do ano passado.

Custo com frete de milho em Mato Grosso recua 6,6% em uma semana

São Paulo

Fonte: Valor Econômico Texto de Camila Souza Ramos.