Cresce produção de caminhões no Brasil em maio

A produção de caminhões novos cresceu 42,1% em maio deste ano, se comparado ao mesmo mês de 2016. Foram 7,6 mil unidades de 2017, ante 5,3 mil do ano passado. Já em relação a abril deste ano, quando a produção foi de 5,9 mil caminhões, a alta de maio chegou a 28,4%. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nessa terça-feira (6).

Quanto às vendas, que somaram 4,1 mil unidades, houve crescimento em relação a abril de 18,3%. No entanto, se comparado a maio de 2016, houve estabilidade.

Já no acumulado do ano, os resultados permanecem fracos, na avaliação da Anfavea. De janeiro a maio, as vendas alcançaram 17,2 unidades, enquanto nos mesmos cinco meses de 2016, foram negociados 21,4 mil caminhões novos.

Ônibus

Em maio, saíram das linhas de montagem 2,1 mil chassis para ônibus, o que representa acréscimo de 43% na comparação com abril de 2017 e também com maio de 2016. Nesses dois meses, a produção alcançou 1,5 mil unidades.

Já no acumulado do ano, 7,7 mil ônibus foram fabricados, crescimento de 4,3% frente ao período de janeiro a maio de 2016 (7,4 mil).

As vendas, no mês passado, chegaram a 1,1 mil ônibus, 35,6% mais que em abril (787 unidades) e estabilidade em relação a maio do ano passado. Nos cinco primeiros meses deste ano foram comercializadas 3,6 mil unidades, baixa de 22,5% contra as 4,7 mil de 2016.

Exportações

Os fabricantes de caminhões exportaram, no último mês, 2,4 mil unidades, resultado inferior em 3,7% no comparativo com as 2,5 mil de abril e maior em 28% ante as 1,9 mil de maio de 2016. No acumulado do ano, os dados apontam elevação de 39,6%: 10,7 mil unidades em 2017 e 7,7 mil no ano passado.

Já as exportações de ônibus no acumulado deste ano ficaram em 3,1 mil unidades – expansão de 5,1% na análise contra as 2,9 mil do ano passado.

Fonte: Agência CNT de Notícias.