Notícias

Cresce movimentação de cargas nos portos brasileiros

 

A movimentação total de cargas nos portos brasileiros teve crescimento de 2,32% entre janeiro e maio de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Ao todo, foram movimentados 419,43 milhões de toneladas, dez milhões a mais do que no ano anterior.

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) foram responsáveis por 65,3% da movimentação total (incluindo importações e exportações). O restante da participação foi proveniente dos Portos Públicos, localizados dentro dos Portos Organizados (34,7%).

Os terminais privados movimentaram, entre janeiro e maio, mais de 280 milhões de toneladas, que representa um aumento de quase 6% em relação a 2016. Em janeiro, os TUPs registraram a maior alta do ano, 15,6%, seguida de fevereiro com 11,66%.

A classificação por natureza das cargas, de importação e exportação, foi de 64,12% para granel sólido (soja, farelo de soja, açúcar, milho, trigo, fertilizantes), 21,14% para granel líquido (óleos de soja, mamona, solventes, petróleo e seus derivados), 9,54% para contêineres e 5,20% para carga solta (madeira, bobina de papel, aço).

No granel líquido, o destaque ficou para o petróleo, dos 88,65 milhões de toneladas, 60,1% é referente à movimentação do combustível. Já no granel sólido, dos 268,96 milhões de toneladas, 57,9% corresponde à movimentação de minério de ferro.

Os dados da movimentação portuária de cargas estão disponíveis para consulta na plataforma WebPortos, sistema que oferece um banco de dados com informações dos portos nacionais em operação no Brasil.

Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: