Contrato de dragagem na entrada do Porto de Santos, SP, é prolongado

O Conselho de Administração da Codesp, que administra o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, autorizou o prolongamento, por mais seis meses, do contrato de dragagem de manutenção na entrada do Porto, no último domingo (10).

De acordo com informações da Codesp, o contrato com a empresa Van Oord foi firmado em 10 de abril do ano passado. Em outubro, o contrato foi aditado por seis meses e, agora, por mais seis. O contrato prevê o serviço de dragagem do trecho 1 do canal de navegação do Porto de Santos, da barra até o entreposto de pesca.

A Codesp também firmou contrato com a Dratec Engenharia para a dragagem dos berços de atracação, pelo prazo de seis meses.

Outro contrato

Além disso, a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) realiza um processo de contratação das obras de dragagem. No dia 7 de abril deste ano, a empresa que ganhou a licitação para as obras, a EEL Infraestruturas Ltda., pediu mais tempo para entregar os documentos necessários. A SEP interrompeu a convocação da segunda colocada no processo de licitação e aguarda que a EEL entregue a certidão que está pendente. Desde o início de fevereiro, a EEL foi chamada a apresentar à SEP toda a documentação exigida para a elaboração do contrato de R$ 369,1 milhões.

A dragagem de manutenção é necessária para conter o assoreamento natural dos canais de acesso, bacias de evolução e berços de atracação, que acontece de forma progressiva. Assim, seria mantida a profundidade de 15 metros de ambos os canais, que recebem os navios New Panamax, com 13,2 metros de calado.

Fonte: G1.