CONET reúne empresários para discutir o setor

Na tarde de quinta-feira (02/08), líderes e empresários do Transporte Rodoviário de Cargas reuniram-se em Vitória para debater assuntos de grande importância para o setor. O CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) tornou-se um evento tradicional do TRC, aguardado pela categoria por conta dos direcionamentos relacionados ao frete. Esta edição é uma realização da NTC&Logística e tem como entidade anfitriã o Transcares. A organização é da DBA&C Associados. Na tarde de ontem, líderes e empresários do Transporte Rodoviário de Cargas reuniram-se em Vitória para debater assuntos de grande importância para o setor. O CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) tornou-se um evento tradicional do TRC, aguardado pela categoria por conta dos direcionamentos relacionados ao frete. Esta edição é uma realização da NTC&Logística e tem como entidade anfitriã o Transcares. A organização é da DBA&C Associados.

Liemar Pretti, presidente do Transcares, agradeceu a presença de todos e deu início à abertura do CONET. Ana Carolina Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM Nacional, agradeceu aos presidentes dos sindicatos por levarem seus jovens ao evento. “Estamos aqui para construir pontes e não muros; o Brasil precisa disso”. E convidou a todos para o Encontro Nacional da COMJOVEM, que acontece em novembro.

Em seguida, Flavio Benatti, presidente da FETCESP, disse que a marca do CONET é reunir lideranças do TRC e empresários para discutir os rumos do setor. “Esse é um momento ímpar para o TRC após a greve, que demonstrou a importância da atividade”.

Urubatan Helou, vice-presidente da NTC&Logística, questionou o correto papel das entidades de classe na defesa dos interesses da cadeia produtiva do Brasil, e a atuação das entidades nos interesses gerais do país, como Reforma Trabalhista, Política, Tributária. “As entidades precisam olhar não somente para o setor, mas para o país como um todo, porque se o país vai bem, as empresas vão bem, a população vai bem e as entidades também. As grandes empresas do passado desapareceram não pela incompetência de seus administradores, mas pelo cenário hostil da economia e da gestão do país. Não podemos deixar que isso aconteça com as nossas empresas de hoje”.

José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística, questionou se o TRC está preparado para as mudanças que estão acontecendo desde a Lei do Motorista, passando pela reforma trabalhista e agora o marco regulatório. Falou da busca do setor pela recuperação tarifária que se tornou uma bandeira importante e que deve ser perseguida sempre. “Isso não depende apenas da NTC. Trata-se de uma responsabilidade dos empresários que precisam saber precificar corretamente seu serviço”. Sobre o piso mínimo do frete, o presidente foi enfático: “NTC é contra. Porém é uma realidade à qual o setor terá de se adaptar se adaptar”.

O Secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, José Eduardo Faria de Azevedo, falou da necessidade de uma ampla reforma no país. “As lideranças precisam se unir para defender uma ampla reforma no país, de forma rápida, acompanhando a evolução do mundo. É preciso desburocratizar, ter impostos mais justos, serviços de qualidade para a população, políticos sérios e comprometidos, maior segurança jurídica para que as empresas possam crescer e investir. O Espírito Santo tem trabalhado para modernizar o Estado, para que a eficiência logística seja um diferencial competitivo do estado e do país”.

Finalizados os discursos de abertura, foi a vez da secretária do CONET e assessora jurídica da NTC, Gildete Menezes, dividir com os participantes o Relatório de Providências do CONET/2018 (Natal), mostrando o trabalho realizado durante e após o evento, em diversas frentes.

Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística, apresentou o Índice de Variação do INCT. Em seguida, Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística, revelou a pesquisa de mercado, realizada em parceria com a ANTT, com empresas de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil e aponta o cenário no primeiro semestre de 2018.

Parceiros do setor

Os patrocinadores desta edição estavam presentes e promoveram diversas ações para os empresários, com sorteios de brindes e condições especiais para aquisição de produtos e serviços.

Autotrac, CCR, Iveco, Man Latin America, Mercedes-Benz, Reed, Trade Vale, No Trexo e TOTVS puderam divulgar suas novidades e interagir com o grupo de aproximadamente 180 empresários.

Fonte: NTC.