Concurso Desafio InoveMob: Criação de soluções inovadoras de mobilidade urbana para cidades brasileiras

A WRI Brasil e a Toyota Mobility Foundation, com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), estão realizando o Desafio InoveMob, cujo objetivo é fomentar soluções inovadoras que comecem a traçar hoje o futuro da mobilidade em cidades brasileiras.

O foco do concurso são soluções capazes de resolver os problemas de deslocamento em áreas com grande movimentação de pessoas, que geram um intenso número de viagens, como estações e terminais de transporte coletivo, distritos industriais, escolas, centros comerciais, universidades, hospitais, entre outros.

Empreendedores (startups de base tecnológica, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte), pesquisadores e empresas de soluções em mobilidade devem submeter propostas de mobilidade urbana arrojadas, sustentáveis, inclusivas e viáveis que possam ser replicadas com sucesso no Brasil e na América Latina. O concurso vai distribuir cerca de R$ 600 mil (US$ 200 mil) em subsídios para os vencedores.

Etapas do concurso

O Desafio terá 5 etapas, que serão realizadas ao longo de 2018. Após o fim das inscrições, o júri vai selecionar 12 projetos semifinalistas, cujos responsáveis participarão de oficinas sobre temas como marketing, gestão de projetos e pitching. Seus trabalhos serão então apresentados aos gestores dos municípios que deverão declarar seu interesse em receber as iniciativas. Cada semifinalista deverá conquistar ao menos um “embaixador”, que pode ser um prefeito ou representante de uma secretaria diretamente relacionada ao projeto.

Entre as soluções aprovadas pelos gestores, serão selecionados cinco finalistas para executarem o projeto-piloto. Cada um deles receberá um apoio financeiro de cerca de R$ 60 mil (US$ 20 mil), além de capacitação para desenvolvimento do modelo de negócios. Os projetos-piloto devem ser implantados entre agosto e novembro de 2018 e ficarão em operação por pelo menos oito semanas.

Como participar

O desafio é voltado para empreendedores, pesquisadores e empresas de serviços em mobilidade. As inscrições ficam abertas até 9 de março, por meio do site www.desafioinovemob.org.

Fonte: