Combustíveis puxam arrecadação de ICMS sobre importações em SP.

21639 1 - Sindicamp

As importações, principalmente de combustíveis, puxaram a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de São Paulo no primeiro trimestre. O recolhimento do imposto sobre  importações subiu 10,5% em termos reais de janeiro a março contra iguais meses do ano passado, usando a atualização pelo IPCA. A alta é bem maior que os 4,5% de crescimento no recolhimento total do imposto, na mesma comparação. A arrecadação total do imposto no primeiro trimestre somou R$ 29,2 bilhões. As importações representaram um quarto desse total.  Os dados foram informados ao Valor pela Secretaria Estadual da Fazenda.

A arrecadação sobre importações foi puxada principalmente por combustíveis, com elevação de 48,6% em termos reais no trimestre.

A indústria, que representa praticamente 40% do ICMS sobre importações cresceu 4,1%. A alta é menor que a da média das importações. Chama atenção que esse recolhimento da indústria sobre os desembarques é que tornou positiva a variação do recolhimento gerado pela atividade industrial. A arrecadação total da indústria no trimestre, incluindo importações, teve alta de 3,3%. Tirando as importações da conta, a arrecadação de ICMS da indústria caiu 1,5% no trimestre. Excluindo as importações gerais do total recolhido de imposto a alta real de arrecadação no trimestre é de 2,6%.
Fonte: Setcesp.