Tome-se uma recessão prolongada. Tempere com uma grande quebra de safra e acrescente um acentuado excesso de caminhões. Para o setor de transporte rodoviário de cargas o resultado da combinação destes três ingredientes indigestos foi um grande aumento de defasagem nos fretes.
Pesquisa realizada pela NTC&Logística com quase duzentas transportadoras revela que, no caso das cargas completas (lotação), esta defasagem atingiu em julho de 2016, nada menos que 22,9%. No caso das encomendas, a defasagem, embora menor, ainda é preocupante: chega a 9,81%.
Lembre-se que esta defasagem compara os preços de mercado com o custo do transportes e que este custo não inclui impostos e taxa de lucro. Portanto, na prática, a diferença deve ser ainda maior.
Este ano, 41% das transportadoras tiveram de dar descontos nos fretes praticados. Outras 40% foram obrigadas a congelar os preços. As demais conseguiram reajustar preços, porém, abaixo da inflação anual do setor, que chegou a 9,08% para as cargas fracionadas e 7,30% para o setor de lotações.
Contribuíram para esta situação a grande recessão que assola o setor industrial e a quebra de 8,45% na safra de 2016, que, segundo o IBGE, deverá cair dos 209,5 milhões de toneladas de 2015 para 191,8 milhões de toneladas este ano.
Outro fator que travou o aumento de fretes foi a facilidade de financiamento de caminhões de vigou nos últimos anos. Graças a isso, não só transportadoras e autônomos, como até quem não era do ramo aventurou-se a comprar caminhões, sem que os antigos fossem retirados de circulação. Hoje, estima-se que existam mais de 300 mil caminhões sobrando no país.
Tal situação contrasta com a elevação dos insumos do setor nos últimos doze meses, especialmente o diesel (7,27%), despesas indiretas (9,04%), salários (8,72%), manutenção (9,49%) e lavagem (8,40%).
Embora, em menor escala, outros insumos também têm subido: óleo de câmbio (2,49%), óleo de cárter (2,26%), cavalo mecânico (0,65%), semirreboque (1,10%), rodoar (0,40%) e seguros (0,71%).
O único insumo que baixou de preço foi o Arla 32, com que de 18,5% nos últimos doze meses e 27,53% nos últimos 24 meses.
Felizmente, a economia está reagindo e as previsões mais otimistas indicam que poderá voltar a crescer em 2017, criando condições menos adversas para o repasse aos preços dos aumentos de custos e das defasagens.
Neuto Gonçalves dos Reis
Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.
Fonte: NTC&Logística.