Codesp desenvolve sistema para ajudar o frete de retorno

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está desenvolvendo o Sistema de Apoio ao Frete Rodoviário (Safre), um mecanismo que buscará promover o encontro de quem precisa contratar transporte de carga com prestador de serviços de transporte. Segundo o jornal A Tribuna, de Santos (SP), a ideia principal é baratear o custo do frete, uma das principais reivindicações das empresas do setor.

Por meio de um site, donos de carga e do transporte, além de caminhoneiros autônomos, se cadastrarão e, no agendamento de acesso ao Porto de Santos, administrado pelo órgão, o sistema de busca possa alcançar o motorista.

Quem quiser contratar poderá selecionar coisas como o tipo de veículo, a dará e o destino desejado. Com o cruzamento de dados, prestadores de serviço disponíveis da demanda aparecerão na lista, com seus respectivos contatos.

A expectativa é que o serviço, gratuito, entre em operação em maio do ano que vem. Há planos de, em uma segunda etapa, desenvolver um aplicativo para smartphones.

Fonte: Frota e Cia.