CNT representará Brasil na Organização Internacional de Empregadores

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) dividirá, com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a representação do Brasil junto à OIE (Organização Internacional de Empregadores), porta-voz do setor privado de todo o mundo na OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A representação conjunta de um país é uma novidade na OIE. A aceitação da CNT entre os membros da organização e a representação do setor patronal brasileiro foram analisadas e aprovadas pelo Conselho de Administração da entidade em março. No dia 29 de maio, durante a 105ª Conferência Internacional da OIT, em Genebra, na Suíça, o Conselho Geral da OIE deverá referendar a decisão, formalizando a adesão da Confederação Nacional do Transporte.

“Com isso, a CNT poderá, juntamente com a CNI, representar os anseios do empresariado nacional no que diz respeito, principalmente, às relações de trabalho”, explica o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade.

A secretária-geral da OIE, Linda Kromjong, e o vice-secretário-geral, Roberto Suárez Santos, deverão vir ao Brasil, a convite da CNT, para um encontro com representantes do setor de transporte do país. A organização é formada por mais de 150 membros de 143 nações.

Em 2015, na 104ª Conferência Internacional do Trabalho, Clésio Andrade chefiou a delegação do Grupo de Empregadores do Brasil. Na ocasião fez um discurso, no qual falou sobre a necessidade de se reformar a legislação trabalhista brasileira de modo a adequá-la às novas relações de trabalho da sociedade contemporânea.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.