CNT inicia programa de investimento em startups

A CNT (Confederação Nacional do Transporte), em conjunto com o BMG UpTech (braço do Grupo BMG que investe em inovação), deu início ao Conecta, programa de impulso a startups. Idealizada pelo presidente da Confederação, Clésio Andrade, a iniciativa selecionará e impulsionará o desenvolvimento de empresas inovadoras cujos projetos são capazes de beneficiar e apoiar o setor transportador na superação de desafios.

Conforme o coordenador do programa, Harley Andrade, o Conecta prevê a seleção de startups que apresentem propostas mais adequadas aos objetivos e desafios do transporte brasileiro. “O que buscamos são alternativas inteligentes para o setor. Temos que provocar a criatividade e encontrar, lá fora, quem está produzindo soluções possíveis para problemas que temos mapeados em todos os modais”, explica.

Os projetos, segundo Harley Andrade, podem ter relação com a atividade-fim de empresas de transporte e, também, com processos internos ou com atividades externas que, de alguma forma, estão relacionadas ao setor.

Ele ressalta, ainda, que o Conecta é mais uma ação da CNT para promover a inovação no transporte brasileiro, além da adaptação do setor para superação de desafios e aproveitamento de oportunidades decorrentes das transformações tecnológicas. A ideia começou a ser desenhada durante uma missão promovida pela Confederação Nacional do Transporte no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Entre os resultados esperados, explica Rodolfo Santos, CEO do BMG UpTech, estão redução de custos, ganho de eficiência e estímulo à inovação. “Startup é uma empresa que atua em soluções bastante específicas focadas em resolver problemas reais, de forma prática, simples e com muita eficácia. A ideia, assim, é ir ao mercado para trazer startups que possam apresentar respostas assertivas para os desafios do transporte”, afirma.

Em breve serão divulgadas informações adicionais sobre a convocação de startups para participarem do Conecta.

Natália Pianegonda

Fonte: Agência CNT de Notícias.