Notícias

CNT entrega prêmio de jornalismo na noite de hoje

 

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realiza na noite desta quarta-feira, dia 7, a cerimônia de entrega da 23ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. Tradicional por reconhecer as melhores reportagens sobre temas do transporte, a premiação agraciará jornalistas em sete categorias. 

De acordo com o presidente da CNT, Clésio Andrade, o Prêmio de Jornalismo contribui para o melhor entendimento sobre a importância da atividade transportadora no desenvolvimento econômico e social do país. “A premiação tem fortalecido o debate público e incentivado a busca de soluções para os problemas enfrentados pelo transporte de cargas e de passageiros em todos os modais.”

As reportagens são avaliadas de acordo com a relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade. Também são consideradas a qualidade editorial, a criatividade e a originalidade, a temporalidade e a atualidade dos conteúdos. Este ano, o júri foi composto dos jornalistas Celso Freitas (Record), Marcelo de Moraes (O Estado de S.Paulo), Sheila Magalhães (BandNews) e Iain Semple (Rede Globo), e pelo especialista em transporte Luis Antonio Lindau (WRI Brasil).

Confira os trabalhos vencedores:

GRANDE PRÊMIO

“O trem atrasou”, Jornal Extra – Marcos Nunes

A reportagem viajou diariamente, por três meses, pela malha ferroviária que corta o Rio de Janeiro e outros 11 municípios. A série mostra problemas constatados nas vésperas da maioridade do contrato de concessão entre o Estado do Rio de Janeiro e a SuperVia, operadora da malha.

FOTOGRAFIA

“O trem nosso de cada dia”, Jornal O Globo – Domingos Peixoto

O fotógrafo registrou o momento do embarque em um trem no Rio de Janeiro.  A volta para casa é o momento mais difícil, quando as plataformas da Central do Brasil ficam lotadas de passageiros que vivem no subúrbio e nos municípios da Baixada Fluminense.

IMPRESSO

“Sou do bem no trânsito”, Diario de Pernambuco – Anamaria Melo do Nascimento

Para estimular a gentileza e a cordialidade nas vias públicas, o Diario de Pernambuco realizou a campanha “Sou do bem no trânsito”. A reportagem mostra bons exemplos de motoristas, ciclistas, usuários de transporte público e pedestres para a mobilidade.

INTERNET

“Avisa quando chegar. O assédio que paralisa as mulheres”, Metrópoles – Leilane Menezes

Por quatro semanas, a equipe andou de trem, ônibus e metrô no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos horários de pico e nas linhas de maior aglomeração. Foram percorridos 3.000 km para mostrar como a violência e o assédio afetam as mulheres. O especial também traz depoimentos de usuários em outros 12 países.

MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE

“As vantagens e as desvantagens do biodiesel”, GloboNews – André Trigueiro

A reportagem revela um estudo inédito sobre os benefícios da mistura do biodiesel ao diesel para a saúde das pessoas e para as contas públicas. O trabalho mostra que pesquisas em várias capitais brasileiras indicam os males do diesel para a saúde.

RÁDIO

“Mulheres no trânsito”, Rádio Trânsito – 92.1 FM SP – Natália André

A série mostra as mulheres em diferentes atuações do transporte: duas motoristas e uma cobradora de ônibus, três caminhoneiras, três controladoras de metrô, duas taxistas, duas mecânicas, três bombeiras (duas de resgate e uma de incêndio) e uma piloto de helicóptero da PM.

TELEVISÃO

“Dois anos depois da Copa, obras de transporte inacabadas revelam desperdício de dinheiro público”, Fantástico – TV Globo – Nancy Dutra

Conforme a reportagem, muitos projetos de melhoria do transporte público e do trânsito das grandes cidades, previstos para a Copa do Mundo, não saíram do papel. Os jornalistas percorreram o Brasil para mostrar os impactos dessas obras abandonadas no dia a dia das pessoas.

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: