CNT analisa impactos do resultado do PIB sobre o transporte

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou, nesta segunda-feira (19), o novo boletim Economia em Foco. Nele, a entidade analisa os impactos da variação do PIB (Produto Interno Bruto) sobre o setor de transporte.

Com o título “Crise ou Recuperação?”, o Economia em Foco deste mês destaca que a expetativa do mercado em relação ao crescimento do PIB de 2016 se reduziu ao longo do ano, atingindo, em dezembro de 2016 uma perspectiva de queda de 3,46%.

“O resultado do PIB brasileiro é importante para os transportadores porque o setor atua em todas as fases de produção de bens e serviços, seja no deslocamento de cargas – deslocando insumos ou bens finais -, seja na movimentação de pessoas – trabalhadores ou consumidores. Nesse sentido, as variações de PIB tendem a afetar rapidamente o setor”, diz o informativo.

O Economia em Foco aponta, ainda, o fechamento de postos de trabalho em razão da crise. No setor de transporte, segundo o boletim, a redução foi de 123,65 mil vagas entre dezembro de 2014 e outubro de 2016.

Apesar disso, a Confederação Nacional do Transporte destaca a expectativa de estabilização do desempenho do setor, com retomada do crescimento a partir de 2018.

Para acessar a íntegra do Economia em Foco de dezembro, clique aqui.

Fonte: Agência CNT de Notícias.