Notícias

CNH conta com nova tecnologia para aumentar segurança contra fraudes

 

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), agora, conta com mais uma tecnologia para melhorar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas. O código de segurança QR Code está sendo inserido nas novas habilitações gradativamente, à medida que os motoristas forem renovando suas CNHs, que têm validade de cinco anos. Cerca de 300 mil já foram emitidas com o novo modelo. A iniciativa começou a valor no dia 1º de maio.

O funcionamento da nova tecnologia foi apresentado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nessa terça-feira (9). 

A funcionalidade permitirá que os dados dos motoristas sejam acessados pela leitura do QR Code, que dará acesso ao banco de dados do Denatran, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento.

Para realizar a leitura dos dados por meio do QR Code é preciso ter instalado no celular o aplicativo chamado “Lince”, já disponível para os sistemas Android e IOS.

O Denatran não prevê nenhum custo adicional aos motoristas, mas, como a emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá às unidades da Federação regulamentar a taxa a ser cobrada.

Com informações do Ministério das Cidades

Fonte: Agência CNT de Notícias.

Compartilhe: