Chuvas em Santa Catarina mantêm rodovias interditadas.

As chuvas do final de semana ainda provocam estragos nas estradas de Santa Catarina e diversos trechos federais e estaduais permanecem interditados nesta terça-feira (10/06). Entre as rodovias federais a BR-280, no Km 93, entre São Bento do Sul e Corupá, a pista cedeu completamente. Não há previsão de liberação da rodovia; nos Kms 129, 154 e 170 as pistas estão alagadas devido ao aumento do nível da água no local e os trechos serão liberados quando o nível baixar;  o Km 297, em Porto União Rio arrastou a cabeceira da ponte e não há previsão de liberação; BR-116, no Km 74, em Monte Castelo Sentidos Norte e Sul interditados. Segundo a Autopista Litoral Sul, nível da água chegou a subir 1,60 metros acima das pistas na segunda-feira. Não há previsão de liberação segundo informações da Polícia Rodoviária Federal. No Km 2, em Mafra, o nível da água na pista voltou a subir  e as pistas serão liberadas  apenas quando a água baixar;  a BR-470, no Km 21, em Ilhota, o trecho está interditado devido a afundamento de pista junto a cabeceira da ponte e não há previsão de liberação.

Do total de R$ 53 milhões previstos para a prevenção de desastres naturais no Paraná foram efetivamente investidos apenas R$ 12 milhões no projeto que seria o carro-chefe da prevenção desses eventos no estado – o Programa de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais. Além disso, o governo federal, que também possui uma verba destinada aos estados para esse tipo de emergência, só empenhou 52% neste ano (R$ 1,8 milhão de R$ 3,4 milhões).
Fonte: Diário catarinense / Gazeta do Povo.