Notícias

Campinas tem menor nº de mortes no trânsito em abril em toda série histórica do Infosiga

Levantamento mostra que sete pessoas morreram em acidentes de trânsito na metrópole no último mês, índice 46,1% menor que o registrado no mesmo período de 2022

 

Depois de fechar o primeiro trimestre com alta nas mortes no trânsito em relação ao mesmo período do ano anterior, Campinas (SP) contabilizou em abril o menor número de óbitos em acidentes viários para o mês desde o início da série histórica do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), que teve início em 2015.

As sete mortes de abril representam uma redução de 46,1% em relação aos 13 óbitos do mesmo período de 2022.

De acordo com levantamento feito pelo g1 a partir dos dados do Infosiga, três dos óbitos registrados em abril de 2023 eram de condutores de motocicletas e dois de condutores de automóveis.

Houve ainda o atropelamento de um pedestre, e uma das vítimas, um adolescente de 16 anos, em caso notificado já em uma unidade de saúde, não havia disponível o veículo envolvido.

Na comparação com o mesmo período de 2022, houve redução acentuada do número de pedestres atropelados – em abril do ano passado, cinco morreram no trânsito da metrópole.

Uma morte a cada dois dias

Os acidentes de trânsito em Campinas provocaram 151 mortes em 2022, o que representa média de uma a cada dois dias. Assim como em 2021, motociclistas e pedestres foram as principais vítimas.

Os dados fazem parte do relatório divulgado no início de maio pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), responsável pelo trânsito da metrópole, durante o lançamento da campanha Maio Amarelo.

O Movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo.

A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Em Campinas, como parte das ações para diminuir os índices de acidentes e vítimas, a Emdec lançou a campanha “Toda vida importa”. Ao longo do mês estão sendo realizadas ações para alertar sobre a segurança no trânsito, que inclui blitze educativas, oficinas e passeio ciclístico.

Blitze educativas

Nesta terça (23) e quinta (25), por exemplo, a Emdec promove blitze educativa para motociclistas na Avenida Ruy Rodriguez, na altura do hipermercado Atacadão.

Nesta terça (23), a ação ocorre no sentido Centro da avenida, entre 9h e 12h, enquanto a de quinta (25) será das 15h às 17h, na pista sentido bairro.

“Haverá instalação de antenas corta-pipa nas motocicletas. O equipamento evita lesões graves provocadas por linhas com cerol”, informa a Emdec.

Fonte: g1 Campinas e Região

Compartilhe: