Levantamento mostra que sete pessoas morreram em acidentes de trânsito na metrópole no último mês, índice 46,1% menor que o registrado no mesmo período de 2022
Depois de fechar o primeiro trimestre com alta nas mortes no trânsito em relação ao mesmo período do ano anterior, Campinas (SP) contabilizou em abril o menor número de óbitos em acidentes viários para o mês desde o início da série histórica do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), que teve início em 2015.
As sete mortes de abril representam uma redução de 46,1% em relação aos 13 óbitos do mesmo período de 2022.
De acordo com levantamento feito pelo g1 a partir dos dados do Infosiga, três dos óbitos registrados em abril de 2023 eram de condutores de motocicletas e dois de condutores de automóveis.
Houve ainda o atropelamento de um pedestre, e uma das vítimas, um adolescente de 16 anos, em caso notificado já em uma unidade de saúde, não havia disponível o veículo envolvido.
Na comparação com o mesmo período de 2022, houve redução acentuada do número de pedestres atropelados – em abril do ano passado, cinco morreram no trânsito da metrópole.
Uma morte a cada dois dias
Os acidentes de trânsito em Campinas provocaram 151 mortes em 2022, o que representa média de uma a cada dois dias. Assim como em 2021, motociclistas e pedestres foram as principais vítimas.
Os dados fazem parte do relatório divulgado no início de maio pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), responsável pelo trânsito da metrópole, durante o lançamento da campanha Maio Amarelo.
O Movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo.
A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.
Em Campinas, como parte das ações para diminuir os índices de acidentes e vítimas, a Emdec lançou a campanha “Toda vida importa”. Ao longo do mês estão sendo realizadas ações para alertar sobre a segurança no trânsito, que inclui blitze educativas, oficinas e passeio ciclístico.
Blitze educativas
Nesta terça (23) e quinta (25), por exemplo, a Emdec promove blitze educativa para motociclistas na Avenida Ruy Rodriguez, na altura do hipermercado Atacadão.
Nesta terça (23), a ação ocorre no sentido Centro da avenida, entre 9h e 12h, enquanto a de quinta (25) será das 15h às 17h, na pista sentido bairro.
“Haverá instalação de antenas corta-pipa nas motocicletas. O equipamento evita lesões graves provocadas por linhas com cerol”, informa a Emdec.
Fonte: g1 Campinas e Região