Campinas – Circulação de cargas terá aval pela Web – Emdec agiliza autorizações

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou novos procedimentos para facilitar a vida do transportador de cargas. A partir desta segunda-feira (20), com a publicação das regras no Diário Oficial, o transportador não precisará mais ir à Emdec para fazer o cadastro, a solicitação de Autorização para Circulação de Cargas (ACC) e a de Autorização de Circulação de Morador (ACM). Esses documentos serão feitos pela internet.

Os documentos são necessários para circular com caminhões dentro das áreas restritas e também nas operações de carga e descarga.

A meta é simplificar os processos internos, disse o presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. O cadastro, a solicitação inicial e as renovações serão feitos pelo endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção Transporte, Carga Autorização para Circulação. Após o cadastro, é gerado boleto para pagamento bancário.

O valor é de 8,85 UFICs (Unidade Fiscal de Campinas), aproximadamente R$ 30,00. Com a comprovação do pagamento, on-line, o sistema libera, num tempo mínimo de 24h, a impressão da autorização.

Na área interna do Anel Rebouças não é permitida a circulação de veículos de cargas com comprimento superior a 6,30m. A medida vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, das 6h até as 14h.

Também há regras definidas para a circulação de caminhões com comprimento acima de 14 metros. Eles não podem circular na área interna do Anel de Contorno Rodoviário de Campinas. A proibição vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h. Também aos sábados, das 9h às 14h.

Os veículos acima de 14 metros também não podem circular no Distrito de Nova Aparecida, todos os dias da semana.

São ainda 62 locais de estacionamento e parada para as operações de carga e descarga, no Centro e Centro Expandido. As ações devem obedecer dias e horários determinados pela sinalização vigente em cada local.

Fonte: RAC.