Campanha estimula mudança de hábitos no trânsito

A Semana Nacional do Trânsito deste ano terá como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança no trânsito”. Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a campanha  tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

“É importante alertar que alterar esse quadro depende de mudar de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas”, alerta o diretor do Denatran, Alberto Angerami. Para ele, o “ator” do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e,  responsável pelas próprias ações, sofre as consequências de suas escolhas.

O Conselho de Trânsito Brasileiro (Contran) estabelece o tema que deve ser promovido durante a semana pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/Denatran contribuem com a “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito”, que visa diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

Missão

O Departamento tem, por missão, cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo Contran, mas também procura levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito.

Um de seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso, convoca a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.

Fonte: Portal Brasil.