BTP inaugura terminal multiuso à margem direita do Porto de Santos (SP).

btp inaugura%C3%A7%C3%A3o santos - Sindicamp

Instalado na região da Alemoa, unidade tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhões de TEUs anuais.
A BTP (Brasil Terminal Portuário) inaugurou oficialmente, na última quinta-feira (28/11), o seu terminal multiuso na região da Alemoa, localizado à margem direita do Porto de Santos (SP). Com isso, serão iniciadas as operações comerciais com navios em toda a extensão de sua área.
A operação parcial do terminal teve início em agosto deste ano, após obtenção da licença ambiental, seguida da declaração de alfandegamento e da licença de operação.
“O suporte e apoio da Receita Federal, que disponibilizou as ferramentas de software e processos para o efetivo e seguro alfandegamento das áreas operacionais da BTP, resultou na celeridade na implantação do nosso projeto”, afirma o Diretor-Presidente, Henry Robinson.
Joint venture desde 2010 entre os acionistas TIL (Terminal Investment Limited) e APM Terminals, esses Grupos, somados, operam 98 terminais em diferentes regiões. O investimento realizado na BTP é da ordem de R$ 2 bilhões até 2013.
O terminal, que está instalado em área de 490 mil m² da unidade portuária, tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhões de TEUs anuais e com previsão de movimentação de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementado em sua fase final.
Com a operação, a BTP espera elevar em cerca de 40% a capacidade de movimentação atual de contêineres no Porto de Santos.
A BTP aguarda a conclusão dos serviços de dragagem no canal, já em curso pela Autoridade Portuária (Codesp) e SEP (Secretaria de Portos), para operar em condições plenas, que permitirão incrementar significativamente a competitividade do maior porto da América Latina.
Com a nova profundidade do canal homologada a 15 metros, o terminal estará apto a receber em seu cais até três embarcações da nova geração de navios que está sendo empregada na costa brasileira, com capacidade superior a 9.000 TEUs.
Fonte: Portal Transporta Brasil.