Um levantamento feito junto a 1,6 mil usuários do transporte aéreo no Brasil aponta que, para 76% dos passageiros, o preço é o principal fator que influencia a escolha pelos voos. O estudo Air Travel Survey é do site TripAdvisor, um dos maiores especializados em viagens no mundo – com 280 milhões de visitantes por mês em 44 países.
Pelo segundo ano consecutivo, a principal queixa dos viajantes é com relação às poltronas: 71% se dizem insatisfeitos com o conforto e o espaço entre os assentos. Apesar disso, apenas 26% se dizem dispostos a pagar mais para sentar em uma poltrona mais espaçosa em caso de voos de até quatro horas de duração. Para viagens mais longas, 74% aceitam tarifas mais elevadas em troca de mais conforto.
Entre os fatores de insatisfação aparecem, ainda, os valores das passagens (62%), os alimentos servidos a bordo (43%), os atrasos e cancelamentos de voos (36%) e as filas (33%).
Por outro lado, diversos itens receberam mais elogios: para 62% os processos de check-in estão melhores; em seguida vêm os processos de reserva, para 34% e as opções de entretenimento a bordo, para 32%. Os livros são a principal opção de entretenimento durante os voos, na avaliação dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 63% dos passageiros lêem durante as viagens.
Além de livros, itens que não faltam na bagagem de mão dos passageiros são medicamentos (54%), tablet (41%), muda de roupas (37%) e goma de mascar (31%).
Mais viagens para o exterior
Outra novidade é que mais brasileiros pretendem viajar para o exterior nos próximos meses. Dos entrevistados, 80% afirmaram que planejam ir ao menos uma vez para fora do país até o final de 2014, 10 pontos percentuais acima do resultado da pesquisa anterior, de 2013. Com relação a voos domésticos, 91% disseram que irão viajar pelo Brasil em 2014, contra 89% do ano passado.
Uso de smarphones está ampliando
A possibilidade de utilizar o celular para acessar serviços das companhias aéreas está cada vez mais presente no Brasil. Neste ano, 56% dos passageiros disseram utilizar prioritariamente smartphones para o check-in.
No ano passado, o índice chegava a 48%. Dos entrevistados, 45% utilizam o celular para verificar status do voo, 30% para apresentar o cartão de embarque e 21% para fazer a reserva da passagem.
Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias.