Brasil testa seu primeiro ônibus elétrico movido 100% a baterias.

A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, juntamente com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation lançaram o primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias.
Denominado E-Bus, o veículo possui chassi Mercedes-Benz O 500 UA, articulado de piso baixo, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros. Trata-se do primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento em todo o mundo. Com autonomia operacional de 200 Km, considerando recargas rápidas, o E-Bus começa a ser testado no Corredor ABD, na região metropolitana de São Paulo, sob administração da concessionária Metra. Inicialmente, o veículo irá operar no trecho Diadema – Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.
A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferência tecnológica para empresas brasileiras. Chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração foram fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias de Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A coordenação entre as duas empresas ficou a cargo da Mitsubishi Corporation.
Segundo Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, a parceria da Eletra com a Mitsubishi dá ao país um papel de vanguarda no seleto grupo de empresas detentoras desta tecnologia. “A necessidade de reduzir a poluição nos centros urbanos passa pela não utilização de combustíveis fosseis, principalmente nos corredores que cortam o coração das grandes cidades. Neste sentido, os ônibus elétricos com emissão zero de poluentes terão papel fundamental para o transporte público”, avalia a executia.
Fonte: Canal do Transporte.