Brasil tem a pior malha viária entre os Brics.

Rodovia MT100 - Sindicamp

De acordo com um levantamento da consultoria Ilos, do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia e China, o chamado Bric, a infraestrutura brasileira é considerada a pior das quatro quando se trata de extensão de malha de transporte.

O País tem somente 212 mil quilômetros de estradas pavimentadas. Já a Índia, que tem menos da metade da área do território brasileiro, conta com 1,57 milhão de quilômetros asfaltados. A China contempla 1,58 milhão de quilômetros de pistas com pavimentação.

No caso dos EUA, a título de comparação, são 4,2 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas, sendo que o país da América do Norte abrange um território de 9.371.174 km², enquanto o Brasil fica logo atrás, com 8.515.767 km².

No caso do modal ferroviário, a Rússia lidera com 87 mil quilômetros de trilhos; a China, 77 mil; e a Índia, 63 mil. O Brasil conta com 29 mil de linha férrea, sendo que, na prática, somente um terço da malha é utilizada, o que faz com que a disponibilidade caia para aproximadamente 10 mil quilômetros.

No segmento hidroviário, o Brasil está similar à Índia, com 14 mil e 15 mil quilômetros de hidrovia, respectivamente. Já a China tem 110 mil quilômetros e a Rússia conta com 102 mil.
Fonte: Transporta Brasil.